Analita Silva Santos, aos 14 anos, é uma moça cheia de lindezas, com cheiro de flor e essência de humanidade.
Criada pela avó Benedita Silva dos Santos, a adolescente é feito moça encantada , com voz suave, trazendo doçura e calmaria pro atropelo das pressas alheias. Para ouvir Analita é preciso silenciar a alma. O tom da voz, da menina, é bem baixinho.
O sonho de Analita, a menina, é cursar uma faculdade de enfermagem ou medicina. , e um desejo que sai do fundo do coração da mocinha: Meu desejo é servir as pessoas. Tenho prazer nisso!
Analita é nascida no Quilombo Chá do Sal Sítio Novo, no município de Taquarana, em Alagoas.
O Quilombo Chá do Sal Sítio Novo, plantado entre o sol escaldante, sem águas nas torneiras e a resiliência na criação de caminhos, é coordenado por Margarete Geraldo.
Desde pequena é a menina que se dispõe a cuidar dos doentes da família. Faz 5 anos que cuida do tio cadeirante, Roberto Silva dos Santos, desde a administração de remédios ao banho diário. Pergunto-lhe se a obrigação não é demasiada e ela diz que não, e repete que tem o prazer de ajudar pessoas.
Antes de sair , a menina faz um pedido, a essa ativista: uma cadeira de rodas para o tio e assim facilitar os cuidados com ele.( a cadeira que usa é improvisada) e , também que fazer um curso de primeiros socorros.
O prazer de Analita é ajudar pessoas, e será que a gente pode ajudar Analita?