A prefeita da Barra de Santo Antônio, litoral Norte de Alagoas, Lívia Carla foi informada via IBGE de que parte da praia de Carro Quebrado, uma das mais badaladas de Alagoas, não se encontra no limite territorial da Barra de Santo Antônio, e sim no município do Passo de Camaragibe. O pesadelo da prefeita sobre esse situação foi amenizado na última quinta-feira, na sede do Iteral, em Maceió, quando ela foi informada pelo presidente do órgão, Jaime Silva, de que toda praia pertence realmente a Barra de Santo Antônio.
“Chamou-nos atenção que nessa divisão territorial, um dos patrimônios da Barra de Santo Antônio que é a Praia de Carro Quebrado, não estava dentro dessa linha que limitava o município. E aí nos preocupamos, e tentamos essa reunião aqui no Iteral, para saber de fato o que aconteceu. Fomos pegos de surpresa, pois ficamos sabendo através do pessoal do IBGE, que pelo estudo do Iteral, a Praia não está dentro da Barra”, explicou a prefeita que busca uma solução para que haja uma nova identificação territorial.
Investimento Turístico
Simplesmente o resort Vila Galé, de uma rede internacional de procedência portuguesa está sendo construído na Praia de Carro Quebrado, região do entorno da linda Ilha da Croa e que outro resort, o Ritz Lagoa da Anta começará a ser erguido já a partir deste ano. Conforme o vereador da Barra, Ronaldo Lessa, Passo de Camaragibe está questionando o território onde começa da parte que fica o Mirante de Carro Quebrado, isso quer dizer que não envolve a riqueza turística que está sendo montada com a construção de resorts naquela área litorânea.
Detalhes
O presidente do Iteral, Jaime Silva, detalhou que uma equipe técnica do órgão esteve no município em 2009, a pedido do então prefeito Rogério Farias, onde foi realizado o serviço de identificação e revisão de limites territoriais. Pois, segundo ele, não aconteceu nenhuma outra revisão até os dias atuais. “Na ocasião, também foi executado um convênio com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) nesse mesmo ano e o Iteral passou a ser responsável pela questão territorial em todo Estado, assim como fez outro convênio com o IBGE para que o próprio Iteral pudesse acertar esse mapeamento.
Desfecho
Ao final da reunião ficou acertado que o Iteral entregará uma cópia do relatório referente ao levantamento executado em 2009 e caberá ao setor jurídico da prefeitura analisar detalhadamente os dados registrados. Após essa avaliação, caso seja realmente necessário, a equipe técnica retornará a campo e convocará os representantes dos dois municípios envolvidos: Barra de Santo Antônio e Passo de Camaragibe, além de técnicos do IBGE para um dia de campo e revisão dos limites territoriais.