O secretário da Fazenda de Alagoas, George Santoro, defendeu que os pacientes com Covid-19 não vacinados (por opção) que precisarem de internação hospitalar na rede pública paguem a conta do tratamento.
Santoro falou sobre o assunto nesta quinta-feira (3), no Twitter, ao repercutir a informação divulgada ontem pelo secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres, e pelo governador Renan Filho de que 91% dos mais de 110 pacientes que estão internados nas UTIs de Covid-19 da rede pública de Alagoas, não se vacinaram (32%) ou estão com o ciclo vacinal incompleto.
Ainda conforme Ayres, nos leitos clínicos, a porcentagem chega a 93%.
Para Santoro, essas pessoas deveriam ressarcir os cofres públicos, “pois tiveram oportunidade de evitar ou minorar possibilidade de passarem por isso”.
E reforçou: “Esse debate precisa acontecer. Não dá para a sociedade pagar pela decisão individual. Respeito a decisão deles, mas deveriam arcar com consequências.”.
Diante de dados tão gritantes, seria interessante que o Estado detalhasse o quadro e mostrasse à população, em números, o valor dessa conta.
O que acha o leitor?