'Suas Excelências', as circunstâncias, teimam em atuar de modo ativo em todas as eleições. Delas surgem novas e surpreendentes lideranças.
E aqui vou citar algumas aleatoriamente como exemplo de quem soube se beneficiar das circunstâncias históricas.
Geraldo Bulhões foi deputado federal por Alagoas de 1971-1991. Estilo silencioso e articulador. Amizade e ação nos bastidores o fizeram ser o candidato do então presidente Fernando Collor, derrotando o deputado federal Renan Calheiros - líder de Collor na Câmara - numa dura disputa iniciada em 1990 e concluída em janeiro de 1991, após a ocorrência de fraudes.
Ronaldo Lessa, após ser deputado estadual se elegeu vereador. Como não havia nenhum nome competitivo nas esquerdas no pleito seguite, decidiu disputar a Prefeitura de Maceió. Mas o seu grupo o queria mesmo era como vice de Téo Vilela - não foi aceito - contra José Bernardes, candidato do governador Geraldo Bulhões.
Na campanha Vilela ficou carimbado como candidato dos usineiros e Bernardes sofreu com a rejeição do desgaste dos seus apoiadores, o governo GB e o do presidente Collor.
Em 1º de janeiro de 1993 Lessa assumiu a Prefeitura de Maceió, elegeu e reelegeu Kátia Born sua sucessora e ainda foi governador por dois mandatos.
Portanto, são 'trocentos' casos de circunstâncias que alteram e transformam trajetórias aqui e alhures.
E nesse lado da história não há forte nem fraco, mas sim quem constrói um caminho sabendo ouvir, conversar e reunir diferentes forças em torno de um projeto, de um objetivo.
Há quem pense que o deputado estadual Paulo Dantas não é competitivo na disputa pelo governo. A radiografia do momento revela uma intensa movimentação de forças políticas na capital e no interior, me disse uma fonte.
Essa mesma fonte avalia que ''o crescimento vem sendo orgânico e progressivo e tem surpreendido por superar o planejado.''
E quando abril chegar, ''PD vai ser turbinado naturalmente pela energia da caneta governamental. Vai ter a oportunidade de mostrar que aquele gestor municipal, lá em Batalha, que elevou o IDEB do município, terá a oportunidade de se destacar no comando do Estado. E ainda terá o apoio do muito bem avaliado governador Renan Filho''
São as 'Suas Excelências', as circunstâncias, que trazem oportunidades, agindo.