Ela é minha amiga faz uma constelação de estrelas. Crescemos juntas armazenando sonhos para segurar as rédeas da vida. São mais de 40 anos de amizade.

Teve um tempo que a gente já atravessou a calçada, até já ficou de mal, mas, a vida nos ensinou que desencontros, também, são caminhos de crescimentos..

Quando nos conhecemos ela tinha 19 anos e eu 18 anos. Duas meninas intelectualizadas, amantes de livros, ela mais da 7 arte.

Olhar para trás é como assistir um filme cheio de recortes e na vacuidade dos caminhos inventávamos tempo para sentar em batentes do mundo e alimentar a alma com lembranças, desabafos, trocas de afetos.

Até que chegou o isolamento por conta da covid 19 e um monte de emoções penosas medo, angústia, tristeza,  insegurança e a desesperança  se fizeram  monstros paralisantes, povoaram a mente, da minha amiga , que desequilibrada  abriu a bocarra para depressão.

Com a saúde mental abalada  buscou o autoexílio, mas, ainda bem, que  a família amorosa a acolheu e iniciou um tratamento com profissionais pagos. 

A saúde pública no  estado de Alagoas, não tem um programa, serviço estruturado para a prevenção e o cuidado da saúde mental da população tutelada e  se a família da minha amiga não rachasse o tratamento entre irmãs, ela ficaria a mercê do não-te-ligo do estado.

O surto da covid 19 adoeceu a alma de muita gente e eu fico fazendo figa para que minha amiga, desafiante  saia desse  buraco fundo, sombrio e assustador da depressão.

Ontem foi o aniversário dela e terminou janeiro branco!

Como está sua saúde mental?