Margarete Geraldo é a liderança do Quilombo. Chá do Saco Sítio Novo, no município alagoano de Taquarana.

No quilombo que Margarete comanda tem cultivo de jaca, seriguela, manga, mamão e pinha, na verdade, existe um plantio feito em família, o que a gente chama  de agricultura familiar.

Mesmo tendo o plantio de diversas frutas,   a atividade, ainda não é  produtiva e não se constitui como fonte geradora de renda. Falta toda uma estrutura, principalmente de escoamento dos produtos

Os quilombos das Alagoas de Palmares são invisíveis para os governantes. Quilombo é composto por gente preta, sabe como é que é, né?

E Margarete diz: “O que a gente deseja é construir uma fábrica para fabricar os bolos, broas de mandioca, remédios medicinais, o famoso lambedor que serve pra tosse, nascida de dentes das crianças e doces das frutas

As mulheres do quilombo tem a força de vontade e trabalho. O  quilombo não quer viver só de receber cestas básicas, o quilombo quer produzir e ter uma renda própria, precisa ,principalmente investimento para ter uma  politica de sustentabilidade"- sintetiza a líder do quilombo e 2ª secretaria do do Fórum Estadual Permanente de Mulheres Quilombolas: Enfª Elizete dos Santos.

Margarete Geraldo presenteou essa ativista, com produtos da agricultura familiar, do Quilombo. Chá do Saco Sítio Novo. Obrigada, querida!