O Fórum Estadual Permanente de Mulheres Quilombola EnfªElizete dos Santos surgiu como resultado concreto do Iyagbas Afro Contemporâneas, Fórum Estadual de Conversas, Quilombolas, Pretas, Periféricas, idealizado pelo Instituto Raízes de Áfricas, que aconteceu nos dia 16 e 17 de dezembro,2021, em Maceió.
O Fórum Estadual Quilombola Enfª Elizete dos Santos é formado por mulheres dos quilombos de Alagoas, que ressignificam a importância, histórica, politica e social, dos territórios agregando aos conceitos, o cultivo permanente da sororidade. Igualzinho a filosofia Ubuntu: “Eu sou porque você, é.”
Rediscutir o quilombo, como um rio de mulheres, criando assim um verdadeiro lugar de pertença, como campo fértil para descobertas de talentos e lideranças femininas. Mulheres, que apesar da exclusão, alimentada pelo poder público, refazem o enfrentamento no romper, com mais essa violência de gênero e assumirem o palco político nos espaços de decisão.
Umas das pautas prioritárias do Fórum Estadual Quilombola EnfªElizete dos Santos é a urgente e necessária da formação políticas para mulheres do quilombo, conhecer politicamente o território e ocupar o mundo dos poderes.
Nas próximas eleições municipais, o Fórum Estadual Quilombola EnfªElizete dos Santos lançará candidaturas femininas quilombolas, em Alagoas. Foi uma das deliberações da Diretoria, indicada na sexta-feira, dia 28 de janeiro de 2022.
Se a mulher tem poder de parir o homem, pode muito bem ganhar eleição. - diz assertiva a vice presidenta, do Fórum, Genilda Queiróz.
Então, até 2024, né, não?
Salve, mulheres arretadas dos quilombos alagoanos!