Nessa sexta-feira, 28 de janeiro aconteceu a 1ª reunião da Comissão do Fórum Estadual Permanente de Mulheres Quilombolas: Enfª Elizete dos Santos.

Tendo como palco, a sala de reuniões do Centro de Convenções, gentilmente cedida, o encontro contou com a participação de cinco comunidades quilombolas.

Diversos assuntos foram debatidos, dentre eles, a necessidade da construção de pontes de confiança, respeito, sororidade,  entre as componentes do Fórum,  a elaboração de um plano de ação de fortalecimento para atuação do Fórum, como também, o planejamento para formação política

No final, a Comissão presente fez indicações para composição da diretoria  do Fórum Estadual Permanente de Mulheres Quilombolas: Enfª Elizete dos Santos, que assim ficou:

Presidenta: Aline dos Santos Ferreira- Quilombo Jacu/Moco, Poço das Trincheiras.

Vice-presidente: Genilda Maria Queiroz Silva- Quilombo Carrasco- Arapiraca

1ª Secretaria: Ana Kelly da Conceição Damasceno da Silva- Quilombo Lagoa do Algodão- Carneiros.

2ª Secretaria: Margarete Geraldo da Silva- Quilombo. Chá do Saco Sítio Novo, Taquarana,

Tesoureira: Joseneide Salustino Soares- Quilombo. Chá do Saco Sítio Novo, Taquarana,

A criação do Fórum Estadual Permanente  de Mulheres Quilombola EnfªElizete dos Santos é o resultado concreto do Iyagbas Afro Contemporâneas, Fórum Estadual de Conversas, Quilombolas, Quilombolas, Pretas, Periféricas, que  aconteceu nos dia 16 e 17 de dezembro,2021,  em Maceió.

O  Iyagbas Afro Contemporâneas, idealizado pelo Instituto Raízes de Áfricas, reuniu, durante dois dias,  mulheres pretas de 17 comunidades remanescentes quilombolas alagoanas.

E a jovem presidenta indicada Aline dos Santos, aos  24 anos, afirma: “Ninguém melhor do que a gente sabe das necessidades dos quilombos, e esse Fórum é um excelente instrumento para unir forças em torno do desenvolvimento sustentável.”

Salve, a nova diretoria!