O Baobá é uma árvore, africana, milenar, sagrada.
Baobá é o princípio de todas as coisas, elemento de conexão entre os muitos “mundos”, (aiê,orun), é também a árvore do esquecimento e nos lembra que a luta, de pret@s, pela liberdade de existir, é resiliente e insurgente,
O Quilombo dos Palmares na Serra da Barriga, no municipio de União dos Palmares, Alagoas é chão de luta e foi nesse chão que foi plantado mais um Baobá. ( é a terceira árvore dessa ativista plantada no solo sagrado).
E o plantio nasceu de um esforço coletivo, o Baobá foi ofertado pela deputada estadual, Jó Pereira, que o trouxe ( no total foram 5 mudas) do estado de Pernambuco, a organização da ação contou com o apoio do Balbino Praxedes, representante regional da Fundação Cultural Palmares, em Alagoas , os guardas florestais Emerson e Domax, o Allef da manutenção, e o secretário da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social - SERIS ,Marcos Sérgio, que disponibilizou o transporte e o Alexandro, parceiro que nos conduziu até União dos Palamres.
Plantar um Baobá na Serra da Barriga , a árvore da vida , símbolo sagrado da criação, fecundidade e imortalidade foi como eternizar a essência de ano todinho em um único, agregador e singular momento.
Foi celebrar o que há mais de sagrado, em nós: a fé nos caminhos que hão de vir...
Salve a todas as pessoas que, ajudaram essa ativista a tornar, possível, o plantio de mais um Baobá.
Salve!