O Rafael Brito é o secretário de estado da educação, em Alagoas e foi um dos apoiadores do Iyagbas Afro Contemporâneas, Fórum Estadual de Conversas, Quilombolas, Quilombolas, Pretas, Periféricas.

A Rita  de Cássia e o Paulo, (Paulinho)  já conheço faz um tempão, foram companheir@s, quando trabalhei na SEDUC.

Professora concursada, essa ativista, esteve a frente, durante 5 anos, do Núcleo Temático Identidade Negra na Escola e da Gerência de Educação Étnico-Racial.

A Rita é aquela profissional dinâmica, que dá nó em pingo d’água e consegue resolver problemas insolúveis. É, também, a competente administradora do Centro de Formação Prof. Ib Gatto Falcão, no CEPA 

E foi no CENFOR que as mulheres quilombolas , o público do Iyagbas Afro Contemporâneas, se hospedaram e teceram elogios eloquentes, pela recepção amigável.

E tanto a Rita quanto o Paulo  promoveram um olhar de cuidados para que a ação desse certo. E deu.

A decoração rústica ( apoio da SEDUC) deixou a sala do Centro de Convenções com um aconchego bom e confortável, além do John , que  foi fundamental para que a tecnologia ( apoio  da SEDUC) se tornasse uma aliada.

E, sem esquecer a Bárbara que foi ponte de interlocução primordial.

Essa ativista se sente muito privilegiada por ter contado com tanta gente, nos bastidores, que movida por trabalho e dedicação, arregaçou as mangas e fez acontecer.

Obrigada, Rita, Paulo, Bárbara.

Gratidão, Rafael Brito!

A experiência do Instituto Raízes de Áfricas de  retomar aos encontros presencias  depois de dois anos de distanciamento foi ímpar, como uma viagem restauradora,e um incomparável  senso de realização.

E como hoje é o dia da gratidão, essa ativista só agradece.

Obrigada,Universo!

 

O Iyagbas Afro Contemporâneas, Fórum Estadual de Conversas, Quilombolas, Quilombolas, Pretas, Periféricas, realizado pelo Instituto Raízes de Áfricas,  aconteceu, nos dia 16 e 17 de dezembro, em Maceió, reuniu mulheres de 17 comunidades quilombolas de Alagoas numa discussão que agregou identidade, pertencimento, empoderamento e luta.

E teve o apoio institucional da SECOM,SEDUC,SEFAZ,SECULT, SEPLAG, ITERAL, SEDETUR,  SERIS além da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), SEBRAE, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), da deputada Jó Pereira.