A cena é sempre a mesma. Acontece um caso de suicídio à luz do dia, capturado pelas câmeras de celulares e repicado, sadicamente, nas redes sociais, o “abafa o caso” é a estratégia utilizada para fazer de conta que nada aconteceu, e nada acontece MESMO,

A Secretaria de Estado da Saúde continua  a fazer ouvido de mercador para o investimento em uma  politica de estado de prevenção, promoção da saúde mental.

A Lei nº 10.216/2001, em seu artigo 3º, diz que é responsabilidade do Estado o desenvolvimento da política de saúde mental, a assistência e a promoção de ações de saúde às pessoas com transtornos mentais, com a devida participação da sociedade e da família. Ou seja, é RESPONSABILIDADE das Secretarias de Saúde e do Ministério da Saúde a implantação dos serviços de saúde que garantam o direito das pessoas com transtornos mentais.

Assim como o trato da covid é urgente investir em estratégias na saúde integral da população, incluindo a saúde mental, assim, como a da moça que jogou-se, tentando largar a vida. Setembro Amarelo já acabou?

Alô, SESAU!