Fabrício Santos é o secretário da SEPLAG.

A SEPLAG  é a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, que tem como função apoiar o processo de planejamento e gestão para o desenvolvimento do Estado de Alagoas.

Mesmo, não sendo uma secretaria fim, a SEPLAG  foi apoiadora do Iyagbas Afro Contemporâneas, pois, segundo, Fabrício Santos: “ para fomentar o desenvolvimento, de politicas públicas  é de suma importância trazer  a tona debates urgentes e contemporâneos, como a superação das desigualdades sociais, inclusive, nos territórios dos quilombos alagoanos".

Essa ativista tem muito a agradecer a Fabrício e a sua chefa de gabinete , a Emanuelle que encontrou maneiras objetivas de resolver uma equação que se fazia complicada.

Agradecer ao Marcel (setor financeiro).Que esteve presente. Que foi um elemento de equilíbrio. Que , sem ser obrigação profissional, ligava para essa ativista, apenas para dizer: não se preocupe, tudo vai dar certo.

Quem organiza encontros sabe dos medos incontáveis que a gente alimenta e Marcel que não conheço pessoalmente, acompanhou passo-a-passo, todo um processo que pedia rápida solução e incorporado, com a empatia do mundo todinho foi lá  e resolveu.

Realizar o Iyagbas Afro Contemporâneas, Fórum Estadual de Conversas, Quilombolas, Quilombolas, Pretas, Periféricas foi um desafio e tanto,  que se tornou um grandíssimo sucesso (todo mundo que participou saiu com a mesma sensação) e o mais valioso foi encontrar  servidor@s públicos, como Emanuelle e Marcel que cumprem a missão, agregando humanidade, empatia,proximidade.

Obrigada, Emanuelle você foi importantíssima com sua capacidade de articular e negociar a politica da solução, e Marcel, além de ser um cabra lindo, você é um menino de ouro.

Gratidão!

 

O Iyagbas Afro Contemporâneas, Fórum Estadual de Conversas, Quilombolas, Quilombolas, Pretas, Periféricas, realizado pelo Instituto Raízes de Áfricas,  aconteceu, nos dia 16 e 17 de dezembro, em Maceió, reuniu mulheres de 17 comunidades quilombolas de Alagoas numa discussão que agregou identidade, pertencimento, empoderamento e luta.

E teve o apoio institucional da SECOM,SEDUC, SEFAZ,SECULT, SEPLAG, ITERAL, SEDETUR,  SERIS além da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), SEBRAE, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), da deputada Jó Pereira.