A criação do Fórum Estadual Permanente de Mulheres Quilombola EnfªElizete dos Santos é o resultado concreto do Iyagbas Afro Contemporâneas, Fórum Estadual de Conversas, Quilombolas, Quilombolas, Pretas, Periféricas, que aconteceu nos dia 16 e 17 de dezembro, em Maceió.
O Iyagbas Afro Contemporâneas, idealizado pelo Instituto Raízes de Áfricas, reuniu, durante dois dias, mulheres pretas de 17 comunidades remanescentes quilombolas alagoanas.
Foram dois dias de construção dos espaços de falas e escutas. Diálogos que ressignificaram a necessidade de agregar forças na busca de unificar a luta, em prol, do desenvolvimento das comunidades quilombolas, em Alagoas. Consideradas as mais pobres, dentre os quilombos empobrecidos do Brasil todinho.
E para discutir subsídios para construção do Fórum e agilizar sua existência jurídica foi criada uma comissão,sob a coordenação/articulação politica do Instituto Raízes de Áfricas.
Assim ficou composta: Aline dos Santos Ferreira, comunidade quilombola Jacú-Mocó- município de Poço das Trincheiras, Ana Kelly da Conceição Damasceno, Coletivo Cultural Quilombo de Saias e Luta, Quilombo Lagoa do Algodão, município de Carneiros, Ana Maria Paixão da Silva, Quilombo Serra Verde, Igaci, Daisiana da Conceição, Alto do Tamandaré, Poço das Trincheiras, Genilda Maria Queiróz Silva, coordenação feminina quilombola de Alagoas-Dandaras, município de Arapiraca.
A primeira reunião da Comissão acontecerá na primeira quinzena de janeiro de 2022.
Salve, o Fórum Estadual Permanente de Mulheres Quilombola EnfªElizete dos Santos