Vocês já ouviram falar da Rosangela, a moça da Secretaria de Estado da Fazenda que ficou responsável pela higiene dos santários no Centro de Convenções, onde foi realizado o Iyagbas Afro Contemporâneas, Fórum Estadual de Conversas, Quilombolas, Quilombolas, Pretas, Periféricas nos dia 16 e 17 de dezembro,em Maceió,AL.

O Iyagbas, Fórum Exclusivo para pretas,  reuniu mulheres de  17 comunidades quilombolas alagoanas e discutiu questões como empoderamento, identidade, pertencimento ,política e território.

A SEFAZ foi uma das secretarias apoiadoras do Iyagbas Afro Contemporâneas.

Foram dois dias substantivos e robustos de conhecimentos baseados nas experiências do cotidiano de mulheres que trazem o aprendizado da resiliência ancestral.

Teve roda de conversa,oficinas, choros, emoções à flor da pele,música preta, acolhimento, e Rosangela, lá na porta, observando tudo, aprendendo.

-Entre e sente, mulher- insistiam.

-Posso, não, Estou trabalhando- respondia a preta.

E para  dizer a Rosangela dos Santos Alves, o quanto  sua presença ressignificou o Fórum, na tarde da segunda-feira, 27/12, essa ativista, junto com a secretária de gestão interna da SEFAZ, Paloma  Tojal, fizeram a entrega do certificado da preta, que estava toda tímida..

-É muito dficil participar de um momento de palestra como aquele, não tenho muito tempo, achei muito bom, me fez muito bem- diz Rosangela

Yagbás Afro Contemporaneas. foi um Fórum movido pela energia do encontro e foi nele que encontramos a Rosangela.

Obrigada, querida!