O Iyagbas Afro Contemporâneas- Fórum Estadual de Conversas, Quilombolas, Pretas, Periféricas realizado pelo Instituto Raízes de Áfricas,com o apoio da SECOM, SEDUC, SEFAZ, SECULT, SEPLAG, ITERAL, SEDETUR, SERIS, secretarias do Governo do Estado aconteceu nos dias 16 e 17 de dezembro no Centro de Convenções.
A articulação para a disponibilidade de um espaço no Centro de Convenções do Iyagbas foi de George Santoro, secretário da Fazenda.
Além da cedência, George enviou seu pessoal para inspecionar as necessidades do encontro. E veio a assessora Vanesa , depois a Rosangela, que ficou responsável em manter a higiene dos sanitários.
Após terminar a tarefa para qual foi incumbida, Rosangela, uma preta bonita, com um sorriso tímido se postava, em pé , ( mesmo com a insistência não quis entrar ), na porta do auditório para ouvir o que falavam.
Eu a vi, algumas vezes, sem saber quem ela era, e na correria das demandas, não me dei conta da importância de Rosangela, em pé, na porta da sala, prestando atenção e absorvendo as informações sobre ela própria. Era uma discussão-palestra fomentada por pret@s.
Nos dois dias do Fórum, Rosangela assistiu, atentamente, a programação do Iyagbas,com sede de querer saber mais.
No final tive a curiosidade de perguntar o que achou:- Gostei demais e aprendi muito.
Como ativista e organizadora do Iyagbas fico imensamente feliz , por Rosangela ter encontrado a porta aberta e o Iyagbas ter mostrado para ela um porta, como caminho para novas descobertas.
E nossa participante assídua foi embora e não recebeu o certificado.
Vou marcar com George Santoro para entregar.
Uma pena não ter um registro fotográfico.
Obrigada, Rosangela!
O Iyagbas Afro Contemporâneas, Fórum Estadual de Conversas, Quilombolas, Pretas, Periféricas contou ainda com o apoio da deputada Jó Pereira, AMA,FIEA,SEBRAE e articulações do senador, Renan Calheiros.