Oi, Renan Filho, sei que é domingo, um dia consagrado ao descanso, mas, escrevo depressa para não perder o bonde da história e você pode ler, amanhã, na segunda-feira, letiva.
Quero te falar sobre a a ideia de realização do Iyagbas Afro Contemporâneas Fórum Estadual de Conversas, Quilombolas, Pretas, Periféricas, que aconteceu nos dias 16 e 17 de dezembro, no Centro de Convenções.
Tudo começou faz, uns três meses,quando essa ativista participou, a convite da deputada, Jó Pereira, de uma ação da parlamentar, em um município alagoano e lá foi apresentada a quilombolas locais que falaram de abandono e ausência de politicas públicas. Como preta, militante decidimos arregaçar as mangas e por o assunto na pauta do dia ( a discussão sobre politicas antirracistas, em Alagoas sofre uma invisibilidade monstruosa, Renan. Por quê? ), e já naquele mesmo dia propusemos a criação de um Fórum, para dar corpo e substantivar posicionamentos e decisões.
Para ampliar o corpo da ideia e unir os poderes em torno da implementação de politicas públicas, (ninguém trabalha sozinho, não é mesmo?) levamos a proposta para Enio Lins, o secretário de Estado da Comunicação que nos deu o lastro para a caminhada que se fez.
Foi muito pensar e muita ligeireza no correr contra o tempo, imprevistos muitos, desencontros tamanhos, mas, e principalmente teve o olhar de OITO secretárias do teu governo: SECOM, SEDUC, SEFAZ,SECULT, SEPLAG, ITERAL,SEDETUR, SERIS além da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), SEBRAE, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), da deputada Jó Pereira, e, teve, ainda as intervençõess do meu querido, articulador politico, senador Renan Calheiros.
E para não tapar o sol com a peneira, quero dizer que as mulheres sentiram a ausência de gestor@s, para ouvir o acúmulo de reivindicações do povo preto dos quilombos ( afinal, são quase 8 anos, sem nenhuma escuta) , mas, tod@s estavam te acompanhando no Governo Presente.
Bem, Renan foi um encontro de dois dias, bem estruturado, em um local bom, o Centro de Convenções, alojamento para as mulheres, alimentação, ônibus com ar-condicionado para o transporte, decoração do ambiente ,stand para exposição, enfim, a estrutura cedida pelas secretarias de estado estava top de linha, mas, o melhor de tudo foi o resultado desse encontro: sob a coordenação do Instituto Raízes de Áfricas, Alagoas, agora tem um Fórum Estadual Permanente de Mulheres Quilombolas: Enf.ª Elizete dos Santos.
Um Fórum EXCLUSIVO de Mulheres Quilombolas, como um movimento ativista , que dá voz aos territórios periféricos, ainda invisíveis, para discutir inclusão, empoderamento, pertencimento, identidade, sob a perspectiva de gênero e raça.
As mulheres ainda vão mudar o mundo!
Um Fórum de Mulheres Quilombolas, envolvendo os mais de 70 Quilombos do estado de Alagoas, cujo nome faz homenagem a grande enfermeira Elizete dos Santos, e o FÓRUM DE MULHERES QUILOMBOLAS quer falar com você, Renan Filho, antes que o ano acabe e seu governo termine.
O Instituto Raízes de Áfricas e as mulheres quilombolas com sua força e resiliência trazem o muito obrigada pelo apoio, mas, carregam na mochila, desses dois dia de encontro, um mundo todinho de reivindicações, a serem partilhadas, com o governador.
Quando pode ser, Renan?