O nome do Projeto é Ébá Ókun- O Sertão vai VER o Mar, idealizado pelo Instituto Raízes de Áfricas e marca o primeiro mergulho de mulheres do Quilombo Lagoa do Algodão, do município de Carneiros, em Alagoas, no azul piscina do mar de Maceió.
A Comunidade Remanescente Quilombola Lagoa do Algodão, certificada pela Fundação Cultural Palmares, portaria nº 162, de 21 de dezembro de 2010, fica encravada cerca de muitos e seculares kms distantes da zona urbana da bem administrada cidade de Carneiros, interior de Alagoas.
São 53 famílias, ligadas por uma extensa rede de parentesco, vivendo de um modo simples, em condições precárias devido à falta de recursos essenciais, em um território desapropriado de políticas públicas, ainda resultantes das desigualdades gritantes herdadas da escravização colonial.
E, em recente oficina realizada pelo Instituto Raízes de Áfricas , no Quilombo as mulheres sussurraram um sonho coletivo: conhecer de pertinho, banhar-se no mar de Maceió. Um desejo com tamanha singeleza não podia passar desapercebido, e essa ativista alçada, como madrinha do Coletivo Quilombo de Saias e Luta resolveu convidar apoiadores, e mesmo recebendo algumas negativas, surgiram umas gentes iluminadas que toparam a ação.
E uma dessas apoiadora é a deputada Jó Pereira, que gentilmente recepcionará 40 mulheres quilombolas, com café da manhã em um conceituado restaurante da orla de Pajuçara.
E vale ressaltar que o restaurante foi reservado exclusivamente para a recepção.
-"É um pouquinho do que podemos contribuir para que as mulheres quilombolas possam alimentar um sonho, tão bonito, com boas e fartas lembranças, que as inspirem, no caminho da liberdade. É o cuidar da auto-estima que fortalece a caminhada individual e coletiva. É uma forma , também, de lembrar ,no mês que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos, que precisamos construir um plano estratégico de combate a extrema pobreza , nos quilombos alagoanos"-finalizou Jó Pereira.
O Projeto conta também com o apoio da Prefeitura de Maceió e Prefeitura de Carneiros.
Ter acesso ao lazer faz parte de uma cidadania plena é uma das premissas do Projeto é Ébá Ókun- O Sertão vai VER o Mar
Mergulhar, no azul piscina...
Serviço:Projeto é Ébá Ókun- O Sertão vai VER o Mar
Dia;15/12
Local: Orla de Pajuçara
Informações: (82)99973-2457