Maria é uma das mais velhas de um dos 73 Quilombos Alagoanos  e o grande desejo da matriarca traz uma singeleza de um valor incomensurável : é conhecer o a imensidão do mar da capital, Maceió, conhecida por ter a orla mais bonita do Brasil todinho.

Desejo esse compartilhado por tantas e outras quilombolas,  das mais velhas, até a mais novas, e essa ativista pensou que algo tão simples é possível de ser realizado.

E assim  bateu em algumas portas, que se mantiveram,  hermeticamente fechadas (coisa de pret@s. Sabe, como é que é, né?) , mas, de tanto garimpar caminhos encontrou parceiros que valem ouro, e afinal, a vontade das meninas virou o Projeto Ébá Ókun -O Sertão vai VER o Mar.

O Projeto Ébá Ókun , idealizado pelo Instituto Raízes de Áfricas, proporcionará , agora no mês de dezembro, a 40 mulheres quilombolas o prazer de não só conhecer o mar, como também, serem recepcionadas com um generoso café da manhã ,em um conceituado restaurante da orla.

O Projeto Ébá Ókun junta, gente bem diferente, politicamente, em nome de uma causa comum, porque no fundo, o maior desejo de todo mundo é realizar o sonho das meninas .

Afinal, ter acesso ao lazer faz parte de uma cidadania plena, não é mesmo?

Quer saber quem são parceir@s do projeto? Conto em seguida…