Acompanhando a série comemorativa de 13 anos do CadaMinuto, hoje iremos falar sobre a interação das redes sociais para o crescimento do portal de notícias em Alagoas. De acordo com a social media, Maria Maia, as mídias digitais, além de aumentarem a visibilidade e a comunicação, permitem um bom relacionamento e uma maior interatividade com os leitores.

Em entrevista ao CadaMinuto, Maria Maia destaca as estratégias utilizadas para que o portal tenha alcançado a marca de 100 mil seguidores no Instagram, a importância das redes sociais para gerar engajamento e de que forma a interação com o público influencia na construção das notícias. 

Confira abaixo a entrevista completa.

- Qual a estratégia utilizada para que o CadaMinuto alcançasse a marca de mais de 100 mil seguidores?

A essência do CadaMinuto como um todo sempre foi muito humana e respeitadora e não poderia ser diferente nas redes sociais. Buscamos levar sempre conteúdos imparciais e que utilizem uma linguagem que seja adequada para todos os tipos de públicos, desde os mais jovens aos de mais idade, os que têm nível superior e aos que tiveram pouco acesso aos estudos.

Em 2019, com o isolamento social e o impedimento ao funcionamento de diversos tipos de serviços e empresas, provocados pela Covid-19, resolvemos disponibilizar não só o site, mas também as redes sociais do portal para que os pequenos comerciantes pudessem divulgar os seus estabelecimentos sem nenhum custo, para assim ajudar a fortalecer os pequenos negócios. Desde então, permanecemos anunciando e contribuindo para que o comércio dos pequenos empreendedores não seja tão afetado e que possam crescer diariamente.

- Qual a importância das redes sociais para um portal de notícias?

Além de aumentar a visibilidade e a comunicação, as redes sociais nos permitem um ótimo relacionamento e uma maior interatividade entre todo o público, além de encurtar a distância entre pessoas, facilitando o acesso à comunicação e a exploração de notícias.

Atualmente, é muito mais prático saber de toda e qualquer notícia com um simples clique. Além de manter um contato direto entre internauta e comunicador, mediante ao que é comentado pelos internautas. Por meio do engajamento nas redes, podemos perceber rapidamente o que os leitores acham dos conteúdos e distinguir quais assuntos interessam mais.

- Quais recursos são utilizados para gerar engajamento nas redes?

Buscamos caminhar lado a lado com o internauta, tentando levar sempre o melhor não só em relação aos conteúdos, como também relacionados a saúde e ao bem estar de cada um. Com publicações variadas em todos os nichos, que abordam desde o humor, a importância do cuidado com saúde mental, política, educação e etc.  

Com todas as discussões e debates que acontecem nas redes sociais sobre diversos temas, utilizamos essa plataforma como meio de engajamento e também propagação de notícias boas e que possam mudar vidas.

- De que forma o retorno do público através das redes é utilizado na construção do portal?

A mídia social permite que milhões de pessoas possam interagir entre si e, infelizmente, é totalmente impossível agradar a todos os públicos. No entanto, nós buscamos sempre levar assuntos e conteúdos que abordem todos os lados das histórias, sejam em assuntos políticos ou relacionados a qualquer outra demanda jornalística, de maneira ética, séria e imparcial.

O retorno do público é muito importante para que possamos analisar os erros e comemorar os acertos, fortalecendo assim cada vez mais a história desse portal que existe há 13 anos. Quando comecei a atuar nas redes sociais do CadaMinuto, junto ao Maciel Rufino e ao Carlos Melo, lembro que o portal possuía pouco mais de 60 mil seguidores e, atualmente, estamos quase chegando há 112 mil internautas de diversas cidades, estados e países diferentes. São mais de cem mil histórias e posicionamentos que contribuem para o crescimento do CM.

Leia Mais: Cada Minuto 13 anos: Programa multiplataforma marca entrada do portal no YouTube e podcasts

Leia Mais: Cada Minuto 13 anos: Programa Personalidades aproxima alagoanos e integra multiplataforma do portal

Leia Mais: Cada Minuto 13 anos: Ricardo Mota volta ao jornalismo e estreia como blogueiro do portal

*Estagiária sob supervisão da editoria