A Prefeitura de Arapiraca, no Agreste alagoano, anunciou, nesta sexta-feira (10) a suspensão temporária da vacinação contra a Covid-19, no município. A decisão foi tomada devido à falta de sistema, após o ataque hacker ao ConectSus, Sistema do Ministério da Saúde.
De acordo com a prefeitura, a imunização estará suspensa no município a partir deste sábado (11). A aplicação de vacinas deve retornar assim que o sistema for restabelecido.
A coordenadora de Doenças Imopreviníveis de Arapiraca, enfermeira Mônica Suzy, o Município aguarda orientações dos órgãos responsáveis sobre o ocorrido.
“Apesar da falta de sistema, ainda conseguimos realizar a aplicação de mais de 1.200 doses nesta sexta-feira. O registro foi feito de forma manual e a decisão de suspender temporariamente é a mais coerente neste momento”, explicou.
Ainda segundo Mônica, tão logo o sistema seja recuperado a aplicação voltará a ser aplicada. “ Estamos em alerta. Assim que esse incômodo, que atingiu tantas cidades for resolvido, vamos estar prontos para o retorno”, completou.
Entenda o caso
Na manhã desta sexta (10), usuários do ConecteSUS relataram que os comprovantes de vacinação não estavam aparecendo no aplicativo. Outros disseram que não conseguiam sequer entrar no sistema.
Sites do Ministério da Saúde saíram do ar. Plataformas importantes no combate à pandemia e de apoio a programas sociais como ConeceteSUS, Painel Coronavírus e DataSUS também foram afetadas.
Usuários que acessaram o portal se depararam com mensagem informando que os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos. O texto dizia ainda que “50 TB de dados está em nossas mãos”. O grupo hacker que cometeu a invasão assinou como LAPSUS$ Group.
Os invasores disseram que o site foi atacado por um “ransonware”. Esse é um tipo de vírus que geralmente sequestra o conteúdo do computador da vítima e cobra uma quantia pelo resgate. O que se tem como regra geral para esse tipo de crime é que os criminosos pedem o uso de criptomoedas em pagamento, o que, teoricamente, dificultaria o rastreamento na descoberta dos autores e do dinheiro.
O ConecteSUS é o aplicativo responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, exigido para acessar locais públicos. Até o momento, o comprovante é exigido em 19 capitais do Brasil.