Às vésperas do pleito eleitoral, marcado para esta sexta-feira (19), que irá escolher a nova direção da OAB-AL para o triênio 2022-2024, cresce a tensão entre a chapa 1, encabeçada por Ednaldo Maioriano, e a chapa 2, encabeçada por Vagner Paes. 

Na tarde desta quinta-feira (18), a chapa 2 divulgou que ingressou com uma ação de impugnação da chapa 1. Segundo a denúncia, integrantes da chapa de Ednaldo Maiorano cometeram abuso de poder político e econômico durante um evento de campanha ocorrido em Arapiraca, no Lago da Perucaba. 

Ainda conforme a denúncia, o ato de campanha foi realizado durante uma reunião institucional, que deveria tratar de assuntos referentes apenas à gestão da OAB-AL, já que "é proibido utilizar a Ordem para fazer promoção pessoal de candidato”, destacou a chapa de Vagner Paes, por meio de sua assessoria 

Também por meio da assessoria, a chapa 1 rebateu a acusação, explicando que o evento realizado no Lago da Perucaba  obedeceu todos os trâmites legais exigidos pela legislação eleitoral.  

“A área foi oficialmente solicitada e paga à Prefeitura Municipal antes da realização do evento, ao contrário da chapa 2 que fez o lançamento de sua pré-candidatura no Teatro Deodoro é só pagou pelo espaço mais de 30 dias depois, quando foi impugnada e recebeu a cobrança”, alfineta um trecho da nota enviada pela chapa 1 à imprensa. 

“A chapa 1 repudia toda e qualquer tentativa de tumultuar o processo eleitoral da Ordem, ressaltando que fez uma campanha limpa, propositiva e honrando a advocacia e a história da OAB alagoana”, conclui o texto.

Eleições

Conforme divulgado pela OAB-AL, aproximadamente oito mil advogados devem votar nesta sexta-feira (19) para eleger a nova composição do Conselho Seccional, representantes do Conselho Federal, da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA) e Subseções para o triênio 2022-2024. 

O pleito acontece presencialmente, por meio de urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), das 8h às 17h.

Em Maceió, apenas a sede da OAB-AL na capital será ponto de votação, contando com 31 seções eleitorais. No interior, cada sede da Subseção será local de voto, sendo elas: Arapiraca, Penedo, Palmeira dos Índios, União dos Palmares, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos e Delmiro Gouveia.