No momento em que a terceira dose - ou dose de reforço - da vacina contra a Covid-19 começa a ser aplicada para toda a população adulta que completou o ciclo vacinal há pelo menos cinco meses, na capital alagoana cerca de 110 mil pessoas ainda não retornaram para tomar a segunda dose do imunizante, deixando o ciclo de imunização incompleto.
Uma peça publicitária da Prefeitura de Maceió mostra um grupo de pessoas literalmente parando o trânsito da cidade, em plena Avenida Fernandes Lima, para alertar sobre a necessidade de que esses retardatários tomem a segunda dose da vacina.
"Não pare Maceió outra vez", alerta a publicidade, lembrando que somente com as duas aplicações (a exceção é para a Janssen, de dose única) a proteção contra os casos graves da doença estará completa.
Dados
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que o percentual de pessoas atrasadas para tomar a segunda dose da vacina é de 17,6%, o que corresponde a 110.535. Do total de pessoas atrasadas para tomar a segunda dose, 31.292 não concluíram a imunização com a vacina Coronavac, 26.149 com Astrazeneca e 53.094 com a vacina Pfizer.
Maceió mantém a vacinação contra a Covid-19 com primeira dose para todos os públicos a partir de 12 anos, segunda dose para quem completou o intervalo e a terceira dose para toda a população adulta que completou cinco meses (150 dias) da segunda dose das vacinas Astrazeneca, Coronavac e Pfizer, em todos os pontos de vacinação da capital.
Veja o vídeo: