Em julho de 2021, o Centro de Defesa dos Direitos Humanos Zumbi dos Palmares (CEDECA) fez uma representação junto  ao Ministério Público , solicitando providências da Prefeitura de Maceió sobre a onda de violência contra adolescentes e jovens na capital alagoana, especialmente pret@s e pobres. 

A solicitação foi baseada em estudos estatísticos e mesmo o MP tendo enviado, em tempo hábil,  a Prefeitura de Maceió requerimento visando  colher informações sobre programas ou projeto específicos para enfrentamento e prevenção da violência contra esse segmento da população, nada aconteceu. O prazo para resposta encerrou dia 31 de outubro e  o nem-te-ligo vigorou na prática.

Mas, para não deixar o assunto no vácuo e celebrar o mês da consciência negra, que a prefeitura de JHC inaugura, na próxima semana,  na praça dos Palmares, (outrora um porto de comercialização de  escravizad@s) uma estátua de Zumbi, em pedra sabão. A nota nos chega de uma fonte.

Tem que ter festa.

Tem que celebrar, né, não?

JHC, vale dizer que foi em nome de uma resistência centenária à opressão colonial  e branca que nos aquilombamos, lá em Palmares.

E, para não perder o jeito, te trago um #tbt de 10 anos (2011) quando em seu mandato, como  deputado estadual , estabelecemos um diálogo coletivo, e em comum acordo com Vossa Excelência e realizamos a Sessão Pública: Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo,que aconteceu na Assembléia Legislativa, como parte integrante do “Ìgbà” – II Seminário Afro-Alagoano: “A África que incomoda”, tendo como convidado, o internacional cientista político cubano, Carlos Moore, um ativista na luta emancipadora dos povos africanos ou da origem africana de todos os povos do planeta?

Não sei o que a discussão, com o renomado cientista politico acresceu em teu currículo político de homem branco, mas, no meu de ativista preta reafirmou a necessidade de te dizer, JHC, que a estátua, é legal, homenagem singular, mas, a prefeitura de Maceió precisa dizer a que veio na questão de investimento,  valorização, respeito à vida e história do povo preto, ou seja , qual será a prática de sanção de  politicas públicas antirracistas, além da estátua, de pedra sabão.

Entende?

Zumbi agradece.