A sexta-feira, 05 de novembro, foi dia de oficina preparatória no sertão alagoano,  especificamente no Quilombo Lagoa do Algodão, município de Carneiros, Alagoas.

Essa ativista, coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas e a assistente social, militante Mirian Soares estiveram numa roda de conversa, com 34 quilombolas,  tendo como objetivo fazer a escuta das demandas das mulheres do Quilombo.

A  ação, que contou com o apoio da SECOM e ITERAL,  tem como objetivo proporcionar às  mulheres da comunidade  espaços estratégicos de fala, criar conhecimentos de acesso às políticas públicas, partilha de temas relevantes e necessários para o fortalecimento dos quilombos, como coletivos de luta, como também subsidiar a programação do Ygbá Afro Contemporânea, com apoio do governo do estado,  que acontece no mês de dezembro.

Kelly Damasceno , presidente do Coletivo Cultural Quilombo de Saias e Luta, afirma :- É muito importante essa troca de conhecimento, principalmente para nós, quilombolas que não temos muito acessos às coisas.

As oficinas preparatórias ocorrerão , em mais alguns quilombos alagoanos.