A inauguração do Museu de Arte Negra, do IPEAFRO se dará no ambiente virtual.
A partir, das 18h do dia 13 de novembro de 2021, será inaugurado o Museu de Arte Negra (MAN-IPEAFRO) em sua plataforma virtual, com exposição em 3D e realidade aumentada. Depois de 71 anos, o Museu de Arte Negra sonhado por Abdias Nascimento ganha uma sede! O evento híbrido terá transmissão ao vivo, desde o estúdio do Museu de Arte do Rio (MAR), nos canais Youtube do IPEAFRO e do CULTNE.
Haverá transmissão simultânea pelo Facebook do portal Áfricas, num pool de 63 organizações - entre elas o canal Pensar Africanamente.
O IPEAFRO dará posse ao embaixador e à embaixadora do MAN - Emicida e a deputada ,Érica Malunguinho e tornará pública a homenagem ( documentário “Entre o Aiê e o Orun, Abdias Presente!”) realizada na Serra da Barriga, pelo Instituto Raízes de Áfricas, com apoio do Governo do estado de Alagoas, aos , 10 anos da deposição das cinzas de Abdias Nascimento. O estadista fundou o Museu de Arte Negra e foi seu primeiro curador.
Como artista plástico, Abdias Nascimento contribui com pinturas próprias que integram o acervo MAN-IPEAFRO e serão o foco da primeira exposição em 3D e realidade aumentada.
Parabéns à diretora, Elisa Larkin e equipe do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros-IPEAFRO.
Vida longa ao MAN!
Fonte: IPEAFRO