O Programa Mais Creches, do governo estadual de Renan Filho (MDB), gerou um embate político dentro da Assembleia Legislativa de Alagoas, na manhã de hoje, durante a sessão ordinária. O mote da discussão: os critérios do programa para atender este ou aquele município.

De um lado, os deputados Davi Maia (Democratas) e Jó Pereira (MDB) destacam preocupações com os critérios do Mais Creches. Maia ainda destaca o privilégio que prefeitos aliados do governador Renan Filho estariam tendo para receber em suas cidades as construções de novas creches.

Do outro lado, o deputado estadual e líder do governo, Sílvio Camelo (PV), que até usou exemplos de ações do governador Renan Filho em Maceió para defender que não há o uso político do programa, pois em tese o chefe do Executivo estadual é rival do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PSB). Porém, nem por isso – frisa Camelo – a capital alagoana deixa de receber investimentos estaduais.

Maia argumentou que há uma perseguição e discriminação com prefeituras que não estão na base partidária do governador Renan Filho e que isso pode ser uma campanha eleitoral antecipada, mesmo que o chefe do Executivo estadual nunca tenha assumido uma candidatura ou não ao Senado Federal.

O parlamentar da oposição citou uma solenidade em que a maioria dos prefeitos eram do MDB e os demais da base aliada. 

O deputado estadual do Democratas foi acompanhado pela parlamentar Jó Pereira – que é do partido do governador: o MDB. De acordo com ela, a preocupação do colega de Casa é legítima, principalmente no que diz respeito à manutenção das creches. 

“A minha preocupação não é prejudicar os prefeitos que não são do partido do governo. A minha preocupação é prejudicar as crianças que precisam do espaço. O critério de distribuição desses espaços de Educação precisa ser o de atender, principalmente, os territórios de maior vulnerabilidade, a exemplo de Maceió”. 

Vamos abrir parênteses: eis mais uma crítica dura de Jó Pereira ao governo de Renan Filho. Caro leitor, a cada crítica que vejo a parlamentar fazer, estando ela no MDB, eu me pergunto: “O que a Jó Pereira ainda faz no partido liderado pelo governador? É cada vez mais água e óleo na mesma mistura…”. Fecha parênteses. 

É bem verdade que as críticas de Pereira são mais comedidas que a de Davi Maia. Porém, a diferença é de estilo. Enquanto Maia é mais agressivo e muitas vezes ataca a figura do governador em si, Pereira tem o foco mais voltado as ações do governo e evita colocar o próprio governador na berlinda, mas para bom entendedor, meia palavra basta...

Como dito acima, coube ao líder só governo na Casa de Tavares Bastos, o deputado estadual Sílvio Camelo (PV), a defesa dos critérios do Mais Creches e do governo de Renan Filho. Assim fez Camelo: “É só ver o que acontece em Maceió. A Prefeitura da capital ainda não enviou ofício ao Governo do Estado colocando uma área à disposição para a construção de creche”, exemplificou Camelo. “Municípios cujos prefeitos não são filiados ao MDB também têm recebido investimentos do Governo ”.

Ele ainda se comprometeu em detalhar as informações de quais os municípios que enviaram ofícios e os que já foram contemplados com o programa Mais Creches CRIA. “Quando o governador vai numa cidade para assinar uma ordem de serviço, já está com dinheiro em conta para completar a obra”, assegurou o líder.