Douglas Belchior é um historiador paulista e coordenador da Coalizão Negra por Direitos , um ativista do movimento negro, faz tempo. Um homem buliçoso na sua essência de reinventar caminhos pretos, mas, por conta dos hiatos, sem pontes, das dinâmicas partidárias , o ativista decidiu desfiliar-se do PSOL,depois de 16 anos.
E Douglas fala sobre o motivo de sua desfiliação:.
“Os movimentos de esquerda estão alheios às reais pautas do povo negro. Ignoram, por exemplo, a resistência do povo africano escravizado durante todo o período colonial e também democrática. É como se a luta política negra não contasse, não fosse considerada. Só vale o que a branquitude organiza".
É evidente que pesa ,em minha tomada de decisão, toda violência política, a prática do boicote, do apagamento, do silenciamento, da desqualificação e do racismo institucional que sofri nesses anos-reafirma.
Fala, ainda, sobre a dificuldade do partido em investir e fortalecer candidaturas negras, organicamente aliadas aos movimentos negros, entre outros modelos.
O Movimento Negro se fortalece a cada dia e hoje qualquer formulação, iniciativa ou atuação política que se queira honestamente comprometida com o povo brasileiro, deve, por obrigação, observar, respeitar e considerar a elaboração e o acúmulo histórico da resistência negra organizada”, finaliza Belchior..
Essa ativista preta das Alagoas de Palmares deseja boa sorte, ao companheiro, Douglas Belchior e que surjam novos e grandiosos. voos.
O racismo estrutural não é coisa só de direita.
Leia a carta de desfiliação de Douglas Belchior: https://uneafrobrasil.org/nota-de-saida-do-psol/