Os eventos de entretenimento serão retomados em Alagoas a partir de outubro. A retomada será gradual e a expectativa é que até dezembro, o setor tenha sua capacidade máxima de público liberada. A informação foi anunciada, neste sábado (25), pelo secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres, nas redes sociais.
Segundo Ayres, a autorização do Governo do Estado a retomada será gradual e limitação inicialmente, no mês de outubro, será de 50% da capacidade do espaço, onde os eventos serão realizados.
No mês de novembro, a capacidade será ampliada para 80% e em dezembro, para 100%, mediante a comprovação da vacina para todo o público ou teste RT-PCR, recém realizado, para aqueles que tiverem tomado apenas a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
Alexandre Ayres ressaltou que Alagoas tem uma das menores taxa de transmissão do novo coronavírus no momento, o que possibilita que os eventos de entretenimento sejam retomados de forma gradual, ainda mantendo os protocolos sanitários no combate à doença.
Alagoas já teve a liberação para presença de público em eventos esportivos, anunciada na última quarta-feira (22), pelo Governo do Estado. A autorização permite a ocupação de 30% da capacidade dos eventos, com limite máximo de 3 mil pessoas e todos os protocolos sanitários sendo devidamente aplicados e seguidos.
As medidas exigidas em decreto. foram referentes principalmente a vacinação. O público terá que apresentar o cartão de vacina, com as duas doses, a dose única ou a primeira dose e a confirmação de um exame RT-PCR de Covid-19 negativo nas últimas 72 horas.
Além desta medida, também foram apresentadas uma série de obrigatoriedades para a retomada dos eventos de esporte. Confira:
- Limite de presença de público é de até 30% (trinta por cento) da capacidade do estádio, e se o estádio for dividido em setores, a presença de público de cada setor deve obedecer ao limite de 30% (trinta por cento);
- Acesso apenas de pessoas que tenham recebido a 1ª dose e a 2ª dose ou a dose única do imunizante contra a Covid-19, ou que apresentem teste antígeno ou RT-PCR de Covid-19 negativo realizado com no máximo 72 (setenta e duas) horas de antecedência do jogo; a vacinação pode ser comprovada pela apresentação de carteira de vacinação ou através do aplicativo ConecteSUS em conjunto com documento de identificação oficial com foto, e o teste negativo pela apresentação do exame em conjunto com documento de identificação oficial com foto;
- Venda de ingressos exclusivamente por meio eletrônico;
- Venda de bebidas e de alimentos está proibida no estádio;
- O público deve permanecer, com distanciamento mínimo de 1 (um) metro entre as pessoas, com indicação dos locais que não podem ser utilizados;
- Proibida a presença de torcida visitante.