Até mesmo quem nunca se interessou por algum tratamento estético certamente já ouviu falar sobre procedimentos a laser. Seja para depilação, clareamento, reparos de cicatrizes e marcas ou qualquer outra das variadas indicações do uso desse método, ele acabou se tornando muito famoso e requisitado no meio estético.
Segundo a definição do termo - Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation -, pode-se conceituar o laser como uma tecnologia que produz radiação eletromagnética capaz de atender uma série de finalidades, como as que já citei acima.
A seguir, falarei mais sobre o laser estético, um poderoso aliado no dia a dia das clínicas e consultórios de dermatologia. Acompanhe abaixo!
O uso do laser estético na dermatologia
Apesar de muito conhecida e utilizada atualmente, a laserterapia é uma metodologia recente na área estética, se comparada com sua utilidade em outras áreas como a odontologia e a medicina ou até mesmo com a medicina veterinária.
Ele opera com a modificação física, química ou biológica, como um “alvo” solucionador de problemas em regiões afetadas por diferentes disfunções estéticas.
A eficiência oferecida pela tecnologia investida nesse tipo de tratamento é o grande atrativo e razão da alta procura nas clínicas e consultórios de dermatologia.
Principais indicações para o laser estético
Desde a sua inserção entre os métodos de tratamento dermatológico, a utilização do laser foi sendo explorada e atualmente é aplicada em processos para inúmeras finalidades.
Entre elas, métodos de depilação, despigmentação, terapias capilares, eliminação de gordura e celulite, lesões vasculares, rejuvenescimento e até mesmo cuidados quanto à estética íntima. Assim, vemos a versatilidade dessa tecnologia!
Outros meios para conhecer e não confundir com o laser
Ademais, vale destacar a diferenciação entre os equipamentos para a realização dos diferentes tipos de procedimentos estéticos. Ainda que popularmente muitos deles sejam conhecidos como laser por parte dos leigos, é importante conhecer melhor sobre cada um:
- Luz intensa pulsada: Capaz de contribuir com a reparação de manchas, vasos, poros, problemas com acne, vitiligo e até mesmo em terapias capilares;
- LEDs: dependendo de sua finalidade, podem servir para o tratamento de doenças e em métodos de rejuvenescimento. Além disso, sua versão de resfriamento/congelamento tem sido um ótimo e moderno aliado na redução e eliminação de gordura localizada;
- Ultrassom: Muito conhecida pelo acompanhamento na gestação, dentro do universo estético a ultrassom pode contribuir com os reparos quanto à flacidez, gordura localizada e celulite, além de também ser uma aliada nos processos de rejuvenescimento;
- Luz infravermelha: Aplicada em tratamento de doenças e procedimentos indicados para o rejuvenescimento da pele;
- Radiofrequência: Além das demais finalidades citadas acima, a radiofrequência também é um meio bastante utilizado para realizar a esfoliação da pele;
Por fim, apesar de ter conhecido um pouco mais sobre cada tipo de tratamento, qualquer procedimento deve ser recomendado e acompanhado diretamente por um profissional especializado que analisará as necessidades do seu corpo e poderá indicar o melhor método para cada caso.
Gostou desse conteúdo? Então não deixe de compartilhar e ajudar a tirar as dúvidas de outros amigos. Além disso, fique atento às novidades do meu blog no Cada Minuto! Toda semana tratarei de um novo assunto do universo dermatológico para ajudar a cuidar bem de você e da sua pele.