J.S. é uma mulher branca e ficou chocada com as imagens, do livro infantil "ABECÊ da Liberdade: A história de Luiz Gama", (1830-1882), figura histórica da luta abolicionista no país, leu cenas em que crianças negras no porão de um navio negreiro pulavam corda com correntes e achavam graça em brincar de escravos de Jó enquanto navegavam rumo à escravidão.

J.S.  classificou como “violência simbólica”.

"Foi uma surpresa e um choque ler a cena das crianças brincando de ciranda dentro do navio negreiro. Eu fiquei me perguntando se passaria pela cabeça de alguém fazer a mesma cena com crianças em Auschwitz, sabe? Iam achar bonitinho as crianças brincando de ciranda antes de entrar no incinerador?", questiona, fazendo menção ao Holocausto, que vitimou milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Após vários questionamentos a Companhia das Letras, editora da publicação, resolveu bloquear a venda do livro em seu site e recolher a obra em livrarias.

Fonte:https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2021/09/11/cia-das-letras-recolhe-livro-que-mostra-crianca-brincando-em-navio-negreiro.htm?