A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou, nesta sexta-feira (10), que a temporada de cruzeiros marítimos 2021/2022 não está proibida em toda a costa brasileira, incluindo Alagoas.

Segundo a Anvisa, não é possível prever se, até o fim do ano, uma nova avaliação será feita sobre o cenário da pandemia e a relação com as viagens marítimas no país, mas, no momento,  não é possível autorizar a circulação de cruzeiros pelos portos brasileiros na temporada de fim de ano. 

A autorização da Agência, era aguardada com grande expectativa.  A temporada de cruzeiros estava prevista para iniciar em novembro. Empresas do segmento já haviam inclusive agendado reservas.

No ano passado, antes da pandemia da Covid-19, o faturamento com a atividade cresceu 17% em relação a temporada anterior.

Em março de 2020, como muitos casos da Covid-19 foram registrados dentro dos cruzeiros marítimos, a temporada precisou ser interrompida e grande parte dos navios permaneceram nos portos de origem. Tripulantes foram repatriados e voltaram aos seus países e as companhias tiveram que se paralisar suas atividades.

O Ministério do Turismo ressaltou, em nota,  que, até o momento, não há novidades ou atualizações em relação à autorização da próxima temporada de cruzeiros no Brasil. Afirma também que continua trabalhando em torno dos trâmites e negociações para viabilizar a temporada de cruzeiros no país.

Segundo a pasta, o assunto tem sido debatido com outros ministérios como Saúde, Justiça e Infraestrutura, além de outros órgãos e autoridades, como a Anvisa e o setor de Cruzeiros. "Há reuniões marcadas no decorrer dos próximos dias para discussão e adequações dos robustos protocolos de segurança apresentados pelo setor, confiantes de que essa importante atividade econômica possa voltar com segurança no Brasil", destacou o Ministério do Turismo.

Leia a nota divulgada pela Anvisa:

"As evidências de caráter sanitário e epidemiológico nos planos nacional e internacional, que sustentam as manifestações técnicas da Anvisa a fim de proteger a saúde da população, não autorizam, neste momento, a reavaliação do posicionamento da Agência sobre a suspensão da temporada de cruzeiros marítimos no Brasil".