O Quilombo Lagoa do Algodão fica localizado no município de Carneiros, no estado de Alagoas, e foi a partir da liderança da moça quilombola ,que conversamos com o senador Renan Calheiros no traçar trilhas para o enfrentamento as desigualdades , no território de pret@s.
Aos 29 anos,a moça quilombola, Kelly Damasceno está no aprendizado da pedagogia , entretanto de ancestralidade , a moça tem entendimento, expertise, pois, como tod@ pret@, carrega a memória ancestral da luta.
É criadora e coordenadora do Coletivo Quilombo de Saias e tem arregaçado as mangas na busca de melhorias para sua comunidade.
E foi para levar fortalecimento à luta de Kelly, que essa ativista, acompanhada da representante do FETIPAT, Nelma Nunes esteve em visita ao prefeito Geraldo Filho, na quinta-feira, 26 de agosto, para conhecer mais de perto, a realidade do Quilombo;
Em Carneiros, importante ressaltar o atendimento-recepção gentil e humanizado do secretário de agricultura, Valmir Melo.
Conversamos com as mulheres quilombolas, no território de interação e familiaridade,na escuta das demandas urgentes como implantação do projeto de abastecimento d'água; construção de casas, qualificação profissional, empoderamento étnico e emprego e renda.
Foram 7 horas de viagem entre ida e volta de Maceió a Carneiros ( o carro foi gentilmente cedido pela prefeitura do município), apesar do cansaço retornamos com a certeza de que, nos quilombos de Carneiros., a luta está sendo retroalimentada pela juventude, da coordenadora Kelly Damasceno que vem construindo estratégias dialógicas de mobilização, com a formação de uma rede de mulheres para ressignificar caminhos e como processo de resistência ao sistema escravagista.
Novas rodadas de conversas estão por vir e , torcemos que com elas, os resultados se façam.
Fui ao Quilombo Lagoa do Algodão e levei esperança, à comunidade em seu nome, senador, Renan Calheiros- afirmei a visita , em uma conversa com o senador alagoano.
Que os passos nos levem a grandes caminhos.
Para todas as pessoas envolvidas.
Obrigada!