Pesquisa realizada pelo PoderData revela que mais da metade dos brasileiros acha que a participação de militares no governo e na política é prejudicial para o país.
Foram realizadas 2.500 entrevistas por telefone, entre os dias 16 e 18 de agosto, em 433 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
52% dos entrevsitados consideram a presença de representantes das Forças Armadas na política em geral e no governo ruim.
32% acham positivo para o Brasil. Para 12% não afeta e 4% não sabem.
Esse levantamento revela pela primeira vez a insatisfação majoritária dos brasileiros com a participação de membros do Exército, da Marinha e da Aeronáutica em cargos do governo do presidente Jair Bolsonaro.
Dá pra concluir que esses dados significam que a população acha que a participação de militares no governo e na política é prejudicial para o país.
Isso porque a 'taxa dos que avaliam a presença dos militares negativamente é o recorde registrado pela divisão de pesquisas do Poder360 –aumento de 15 pontos percentuais desde maio de 2020, quando o PoderData fez essa pergunta pela primeira vez aos entrevistados
E ainda é a 1ª vez que esse valor atinge mais de 50%.
O resultado também esclarece que a imagem das Forças Armadas sofreu forte desgaste nos últimos meses.
Some-se a tudo isso as recentes pesquisas de opinião que mostram o governo de Jair Bolsonaro com suas taxas mais altas de reprovação e aí está o prato perfeito para o desgaste e rejeição.
Clique aqui e acompanhe mais dados sobre a pesquisa e a repercussão no Twitter.