A Secretaria Municipal de Educação de Piranhas iniciou, nesta quinta-feira (19), uma avaliação diagnóstica de ensino e aprendizagem com alguns estudantes matriculados na rede municipal de ensino. A ação tem como objetivo promover mais qualidade do ensino e buscar melhores resultados no cenário educacional.
A avaliação diagnóstica será aplicada em todas as Escolas Municipais, antecedendo o planejamento e metodologias utilizadas pelos profissionais da educação no retorno das atividades presenciais, que acontece no final deste mês, para as turmas do 2º, 5º e 9º ano fundamental.
Para Margarele Faustino, Coordenadora da Escola Municipal Nossa Senhora da Saúde, a avaliação vai possibilitar a identificação de conhecimentos, habilidades e competências de cada estudante.
“Esse é o ponto de partida para mapear os pontos fortes e de dificuldades do aluno, o que funciona, de fato, como um diagnóstico. Tendo em vista que nossos alunos já estão em ensino remoto há mais de um ano, temos a necessidade de saber como está o aprendizado nesse momento, para direcionarmos o ensino daqui para frente”, afirmou
De acordo com o secretário de Educação, Jeocondes Barbosa, fazer a avaliação diagnóstica é importante para qualquer Sistema Educacional. “É através dela que iremos traçar os horizontes para planejar e adequar as ações que fortaleçam a qualidade da educação em nosso município”, disse, avaliando positivamente o primeiro dia de prova.
Jeocondes ressaltou ainda que a avaliação serviu também como um ensaio para as adequações adotadas pelo município, através do protocolo de segurança. “Os alunos compareceram dentro do planejamento, seguindo todas as orientações do protocolo. Esse é o objetivo da Prefeitura de Piranhas com o retorno das aulas presenciais, proporcionar uma educação de qualidade e segura para os nossos alunos” afirmou.