Além das paisagens repletas de neve e temperaturas abaixo de zero, há incríveis experiências de viagem à sua espera durante o inverno na Lapônia. Situada na Finlândia, o país mais nórdico da Europa, essa região tem diversas atrações interessantes para os turistas brasileiros.
Mais do que descobrir o que fazer na Lapônia para montar o seu roteiro de viagem, é importante incluir no planejamento a autorização ETIAS — prevista para entrar em vigor até o final de 2022.
Depois que o ETIAS estiver totalmente implementado, será necessário registrar-se nesse sistema antes de viajar para a Lapônia. Veja no final deste artigo as principais informações sobre esse novo requisito para entrada de brasileiros na Finlândia ou em qualquer outro dos 26 países que fazem parte do Espaço Schengen europeu.
Atrações de inverno na Lapônia
As atrações finlandesas são bastante inusitadas para quem vive em uma região de clima quente e tropical como o nosso. Inspire-se nestas dicas para decidir o que fazer na Lapônia durante o inverno e aproveitar ao máximo sua viagem à Finlândia:
O que ver e fazer na Lapônia
A Lapônia é conhecida como “terra natal do Papai Noel”, mas tem atrações que vão além desse tema, especialmente nos meses mais frios do ano. Estas são as principais:
. Avistar a aurora boreal, fenômeno natural que enche os céus de luzes coloridas
. Visitar a vila do Papai Noel em Rovaniemi, a capital da Lapônia
. Cruzar a linha do círculo polar ártico
. Praticar esportes e atividades tipicamente de inverno, como passeios de trenó
. Ir a um bar incrustado no gelo e conhecer as pessoas desse país que está entre os maiores da Europa em extensão, mas possui em média 15 habitantes por km²
Vale a pena conhecer Helsinque
É fácil explorar a capital da Finlândia em um ou dois dias. Helsinque é uma cidade com arquitetura peculiar, que mistura influências de países como a Rússia e a Suécia, com referências ao estilo escandinavo por toda parte. Estas são as atrações em destaque:
. A vila olímpica de Helsinque, onde é possível entrar no estádio para nadar e fazer sauna
. O Design District, uma área com lojas descoladas, brechós e antiquários charmosos
. A igreja esculpida na pedra, com um interior ao mesmo tempo minimalista e grandioso
. Visitar o mercado local, com muitas opções gastronômicas à base de peixes frescos
. Combinar entretenimento e cultura, visitando museus divertidos como o dedicado às personagens fofinhas criadas por Tove Jansson
Aproveite para visitar outros países nórdicos
A Finlândia é bem conectada aos países próximos. Você pode, por exemplo, ir de trem a São Petersburgo ou a outras cidades da Rússia. Também dá para fazer um bate-volta viajando de barco de Helsinque à Talín, a capital da Estônia ou um rápido cruzeiro até a capital sueca, Estocolmo — além de ser fácil explorar outros países como a Dinamarca e a Noruega, usando o passe escandinávia, que dá direito a inúmeros deslocamentos de trem e barco pela região.
Informações básicas da Finlândia
Confira o que você precisa saber antes de viajar à Finlândia:
. Capital: Helsinque
. Moeda: Euro
. Idioma: Finlandês
. População: Cerca de 5,3 milhões
. Fuso horário: A Finlândia segue o horário padrão da Europa Oriental (UTC+2) e adota o horário de verão do final de junho a setembro.
. Vistos: Os cidadãos brasileiros não precisam de visto para a Finlândia no caso de viagens a turismo por menos de 3 meses.
A partir da implantação do ETIAS, em 2022, os portadores de passaporte do Brasil terão que obter uma autorização prévia para viajar com isenção de visto para a Finlândia e outros países europeus. Saiba mais a seguir.
ETIAS: novo requisito para entrar na Finlândia e outros países da Europa
O ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem) está prestes a entrar em vigor como forma de aumentar a segurança na área da Europa com uma política de livre movimentação entre as fronteiras internas: o Espaço Schengen.
A partir de então, fica obrigatório possuir uma autorização eletrônica de viagem no ETIAS para entrar em qualquer um dos 26 países europeus dessa área, da qual a Finlândia faz parte. Mas não se preocupe pois o processo é rápido e totalmente realizado pela internet.
O viajante deve apenas preencher um formulário online, pagando uma taxa, e aguardar a resposta por e-mail. A autorização ETIAS fica vinculada ao passaporte registrado e pode ser usada em múltiplas entradas na Europa, com direito a deslocamentos entre os países do Schengen sem controles rígidos e possibilidade de ficar por 90 dias a cada período de 180 dias.
Assim dá tempo de fazer o que você quiser na Lapônia e ainda esticar seu roteiro de viagem para conhecer melhor a Finlândia e/ou outros países da Europa com tranquilidade.