O bairro da Jatiúca, Benedito Bentes e Cidade Universitária, lideram, respectivamente, o ranking do número de novos casos da Covid-19 em Maceió. Já Jaraguá, Mutange e Santo Amaro não registraram nenhum caso na última semana. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e foram divulgados pelo Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema) da Ufal.

O município de Maceió apresentou na semana epidemiológica de 01 a 07 de agosto um crescimento de 72,77% nos casos confirmados de Covid-19. Foram 660 novos registros neste período, contra 382 da última semana de julho. Conforme o resumo técnico realizado pelo Instituto, apesar do expressivo crescimento no intervalo de uma semana, na comparação com as três semanas anteriores, o saldo é de estabilidade pois houve uma redução de 84,14% nas respectivas semanas.

De acordo com os dados, o bairro da Jatiúca apresenta piora nos indicadores de monitoramento da Covid-19 quando comparados a semana anterior. Foram 20 novos casos entre 25 e 31 de julho, contra 49 casos na última semana, mais que o dobro no número de novos casos no bairro. Referente aos casos acumulados de Covid-19 desde o início da pandemia, o bairro registra o total de 4812 casos. 

No bairro do Benedito Bentes, parte alta de Maceió, o número de novos casos também aumentou nos últimos sete dias. Conforme o levantamento, o bairro registrou 19 novos casos na última semana de julho e 47 durante os últimos sete dias, com o total de 6826 casos.

Ainda conforme o levantamento, o bairro da Cidade Universitária registra acréscimo no número de novos casos quando comparado à semana anterior.  Foram 44 novos casos e 23 nos últimos sete dias. O bairro ocupa o primeiro lugar no ranking do número de casos da Covid-19 em Maceió, registrando 7179 casos.

Já Jaraguá, Mutange e Santo Amaro não registraram nenhum caso na primeira semana de agosto e na semana correspondente a 25 e 31 de julho.  

Novos casos

Em relação aos registros de novos casos semanais, a queda foi um pouco mais significativa, na ordem de 63,08%. O Instituto aponta que na primeira semana do mês, registaram-se 4.111 novos casos. Na segunda semana, foram confirmados 3.386 novos casos. E, na terceira semana, 2.136 novos registros da doença.

A tendência de queda nos casos de Covid-19 são reforçados ainda, no comparativo com os números referentes ao mês de junho. O levantamento pondera que durante os 17 dias deste mês, confirmaram-se 13.524 casos da doença. E, nos mesmos 17 dias de julho, a quantidade de casos é de 8.883.

Boletim

Foram confirmados 21 novos casos de Covid-19 em Alagoas, de acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), desta segunda (9). Dessa forma, o estado tem um total de 231.783 casos confirmados do novo coronavírus até o momento, dos quais 869 estão em isolamento domiciliar. 

Segundo o Boletim, outros 224.712 pacientes já finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e, portanto, estão recuperados da doença. Há 5.465 casos em investigação epidemiológica. Foram registradas dez mortes em território alagoano. Com isso, Alagoas tem 5.905 óbitos por Covid-19.

Óbitos 

Mais dez mortes foram confirmadas, laboratorialmente, em Alagoas, por causa do novo coronavírus, sendo duas vítimas da capital alagoana e oito do interior do Estado. As vítimas de Maceió eram dois homens de 41 e 85 anos. O homem de 41 anos tinha doença cardiovascular crônica, diabetes e morreu no Hospital Maceió, em Maceió; e o homem de 85 anos era diabético e morreu no Hospital Arthur Ramos, em Maceió.

*Estagiária sob a supervisão