Foi a companheira de muitas lutas, parceira e professora  da UFOP, a querida preta Sheila Dias, quem me falou do interesse do pró-reitor da Universidade Federal de Ouro Preto, em Minas Gerais para citação,em um artigo, do “O Racismo é um Camaleão Poliglota”, expressão  criada por essa ativista preta das Alagoas e que dá nome ao livro.

E, Sheila dizia: “ O Pró-reitor da UFOP está muito interessado em te conhecer pela sua trajetória e militância nas terras de zumbi. Ele quer comprar o seu livro.”

Uau! 

Tempos depois, Bruno Cammiloto  me escreve:- Estou finalizando a escrita de um artigo, sob o título: “Comissões de Heteroidentificação  Racial: Por quem os Sinos Dobram?” É  um texto em defesa das comissões de heteroidentificaçao, como forma de controle das fraudes que os brancos cometem na disputa pelas vagas reservadas às pessoas negras, no ensino superior.  Já participei de muitas dessas comissões, agora,  trabalho na parte administrativa cuidando da integridade da Lei.

O artigo será submetido a uma revista e  gostaria de atualizar informações sobre a obra que pretendo citar de sua autoria. Já foi relançada?

Digo ao carissimo, Bruno que o livro está  em processo de  lançamento e antecipo a imensa gratidão pelas mensagens de reconhecimento, que nos abraçam ,bem no meio de uma pandemia insólita e claustrofobica, dando ânimo para que possamos reafirmar os caminhos da luta.  

Logo, logo “ O Racismo é um Camaleão Poliglota” será lançado para recontar  histórias pretas de pertencimento , e quem sabe você e Sheila  não virão para ao lançamento, nas Alagoas de Palmares?

E , deixo aqui uma breve apresentação de Bruno Camilloto Arantes, advogado, professor e pro reitor da Universidade Federal de Ouro Preto, doutor em Direito Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Gestão Pública e Bacharel em Direito pela UFOP e ex jurista.

E Sheila complementa as apresentações:- Bruno é uma pessoa excelente!

Prazer e muitíssimo obrigada, Sheila e Bruno!