Patrícia Mourão é secretária de turismo do município de Maceió, na gestão do prefeito JHC.

E com seu olhar ampliado e robustecido, por ter sido protagonista na construção do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, como gestora pública tem a facilidade de  traduzir as muitas percepções da história do turismo na capital diversa que é Maceió.

E foi para falar sobre a Maceió negra, que convidamos a secretária para um passeio orientado, no domingo de sol farto,  feito  uma reunião ao ar livre , para conhecer os baobás que povoam o bairro da Jatiúca,em Maceió.

O bairro de Jatiúca concentra um número considerável de baobás. São 9 espécies diferentes. As espécies mais novas vieram de Moçambique ,como sementes, e hoje desabrocham em praça pública.

Foi um momento fértil de discussões. Lançamos olhares substantivos na formação de uma rede de possibilidades para dar vida a projetos possíveis. Um deles é o tombamento dos baobás,  como  ação de proteção e preservação da  memória coletiva da arvore sagrada e milenar, com  valor cultural incomensurável e importância histórica africana.

Os baobás do bairro da Jatiúca estão registrados  no site  interativo https://www.baobabrasil.com/galeria, criado pelo professor   André Lúcio Bento, especialista em Cultura Afro-brasileira e Africana pela UFG, Universidade Federal de Goiás

A conversa com a secretária também teve como pauta a institucionalização  de um roteiro turístico que visibilize a Maceió negra.

Enfatizamos para Patrícia que em 2015 o Instituto Raízes de Africas lançou o  Projeto Se Essa Rua Fosse Minha que teve como objetivo levar o conhecimento e o reconhecimento  dos patrimônios afro-culturais de praças, monumentos, etc, espalhados pelas ruas, bairros da urbanidade de Maceió, capital de Alagoas, bem como abrir um leque na complexa tarefa de discussões em torno da diversidade cultural, existente   nestes espaços. Os pontos de memória  visitados: Aeroporto Zumbi dos Palmares, Praça Ganga Zumba ( Cruz das Almas), Estátua de Mãe Preta, ( Poço),  Baobá ( praça do Skate), Praça Palmares, Praça Zumbi dos Palmares, ( centro de Maceió), Palácio República dos Palmares ( centro de Maceió), Mirante Cultural ( Jacintinho).

Foi uma caminhada  bem produtiva, e nesse domingo demos os primeiros passos. para a implementação de praticas  antirracistas, na politica do turismo do municipio.

Obrigada, Patrícia Mourão!