Em 2014 , como ativista preta das terras de Palmares, fui indicada ,pelo então, deputado federal, o alagoano Maurício Quintella para ser homenageada com a Medalha do Mérito Legislativo,da Câmara dos Deputados.
O momento foi especialíssimo, pois, fui (ainda sou),a primeira mulher preta das Alagoas a receber a honraria.
Dentre os muit@s homenageados estava lá, Flávio Dino, recém eleito governador do Maranhão, e com ele tivemos um diálogo aproximado, com foco nas politicas afirmativas.
Foi uma conversa robusta, mesmo que rápida, com troca da bagagens de experiências entre a ativista preta, e o gestor público.
Levantamos reflexões sobre a arrogância do racismo e o desafio para impedir que a identidade de preto@s seja engolida, pelo sistema.
Flávio Dino falou do ambiente desafiador, do racismo estrutural e garantiu que seu governo criaria uma nova narrativa, como investimento histórico, tendo como foco as ações afirmativas.
E, gentilmente, antes de sair, me passou seu contato telefônico pessoal.
Depois de tanto tempo, ainda acompanho, mesmo que de longe, o desempenho do governo de Dino e, como ativista me sinto representada pelo respeito ao povo preto e às comunidades tradicionais presentes , nas várias ações do Governo do Maranhão .
Obrigada, Flávio Dino!
Obrigada, Maurício Quintella!