Gerar mais empregos e renda e fomentar o desenvolvimento de indústrias no estado. Para alcançar este objetivo, o senador Rodrigo Cunha (PSDB) tem trabalhado para buscar novos mercados internacionais para produtos produzidos em Alagoas, apoiando o desenvolvimento das exportações das empresas alagoanas.
E mais um passo neste sentido foi dado nesta quarta-feira (23), com um encontro entre o parlamentar, o prefeito de Maceió JHC (PSB), a deputada estadual Jó Pereira (MDB) e o presidente da Câmara de Negócios Internacionais de Alagoas (CNIA), Luizandré Barreto.
Na reunião, foram debatidas estratégias e formalizar o convite feito por meio da CNIA para que Maceió se torne “cidade irmã” de cidades chinesas, facilitando o comércio entre ambas e proporcionando aos empresários locais exportarem seus produtos para o país detentor da segunda maior economia do mundo.
“Acredito fortemente no potencial das empresas de Alagoas, por isso tenho trabalhado no sentido de apoiar o impulsionamento do comércio exterior no estado, principalmente neste momento de crise que o setor está enfrentando devido ao impacto econômico da pandemia. É fundamental dar suporte e incentivo necessários para que as empresas alagoanas explorem novas oportunidades de negócios, valorizando o que é do nosso estado. Por isso, esta parceria com a China é essencial”, defendeu o senador alagoano.
Em abril deste ano, Rodrigo Cunha acompanhou no Porto de Suape (PE) o embarque de produtos alagoanos para a China, em uma iniciativa para apresentar aos chineses a qualidade de itens conhecidos bastante conhecidos localmente como a farinha de milho Flocão Coringa, produzido em Arapiraca; o doce de goiaba do Doce Popular, também de Arapiraca; e produtos da Cooperativa Pindorama, manufaturados em Coruripe, na região do Litoral Sul de Alagoas.
O estado de Alagoas, mesmo sendo um dos menores do Brasil, chegou a ocupar a 21ª colocação no ranking de maiores exportadores brasileiros, quando exportou cerca de US$ 319 milhões em produtos no ano de 2019. Mas o cenário de pandemia deflagrado em 2021 tem diminuído as exportações alagoanas. Rodrigo Cunha é membro da CNIA e vem atuando pela inserção das empresas alagoas no cenário internacional.