Um aeroporto mais amplo, moderno e com maior capacidade para a recepção de aeronaves e passageiros. Assim é a proposta de reforma e modernização do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, que foi apresentada, na manhã desta terça-feira (22), pela Aena, empresa administradora do terminal aéreo, durante reunião com o secretário do do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Marcius Beltrão, e representantes do trade turístico de Alagoas.

No encontro, o presidente da Aena no Brasil, Fernando Yus, explicou que um dos postos-chaves da reformulação do aeroporto, que envolve a requalificação dos pátios de estacionamento de aeronaves, possibilitando o pouso de aviões de maior porte; é a adequação do terminal a critérios internacionais.

“A ideia é fazer uma remodelação de todo o sistema aeroportuário desde o acesso, áreas de check-in, núcleos verticais de comunicação, canais de inspeção, lojas, praças de alimentação, superfícies de embarque, áreas internacional e doméstica, até áreas de segurança operacional - de pátio, pista de pouso e decolagem para torna o aeroporto mais moderno”, explica Yus.

De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão, a reforma do Aeroporto é fundamental para a atração de novos voos, para a promoção do destino Alagoas dentro e fora do país e, principalmente, para a geração de emprego e oportunidade para a população.

“Com certeza a Aena irá ofertar um serviço de ótima qualidade não só para os turistas, como também para os alagoanos. A requalificação dos pátios de estacionamento para a recepção de aeronaves maiores é um ponto crucial também, porque possibilita a chegada de mais pessoas ao nossos Estado. De forma geral, o anúncio das melhorias chega com uma expectativa muito positiva para nós”, comemorou Beltrão.

Vencedora do consórcio que concedeu a administração do Aeroporto Zumbi dos Palmares em outubro de 2019, a Aena Desarrollo é uma empresa espanhola, que administra 46 aeroportos na Espanha - dentre os quais o de Barajas, em Madri, e o de El Prat, em Barcelona – além de 12 terminais na América Latina, e o aeroporto de Luton, em Londres.

Para Danielle Novis, superintendente do Maceió Convention & Visitors Bureau, a expertise da Aena em administração de aeroportos é extremamente positiva para Alagoas.

“Nós temos um salto qualitativo com essa concessão, não só nos investimentos físicos, mas também nos investimentos de estratégias comerciais que podem ser adotadas para a atração de novas companhias aéreas, tornando nosso destino mais competitivo dentro e fora do Brasil. A perspectiva é muito positiva, em especial pela inserção de Alagoas num cenário não só regional/nacional, mas também internacional”, expôs Novis.