Lázaro Barbosa é um criminoso astuto, protagonista de uma fuga cinematográfica, tem feito gato e rato dos 200 policiais, que faz 11 dias, estão à caça do serial killer.
E , os militares , no meio de uma visível desorientação institucional tem invadido terreiros da religião de matriz africana de forma abusiva e violenta.
Isabel Cristina Moreira, 57 anos, a Mãe Bel, da casa Ilê Asé Olona, no distrito de Girassol, Cocalzinho (GO), afirma: “Aqui a gente sente dois medos: de Lázaro poder invadir a nossa casa, e da polícia, que sempre invade”.
Os policiais agem com grosseria, mandam a gente calar a boca, invadem a nossa casa, pulam a cerca e com armas e agindo como se a gente estivesse escondendo bandido.
Nossa religião sempre foi marginalizada, mas esse tipo de preconceito, como se a gente fosse satânico, é demais. Em pleno século 21 e as pessoas ainda desconhecem tanto da nossa religião, é assustador.
O criminoso tem sido associado às religiões de matriz africana de forma preconceituosa, desrespeitosa, estigmatizadora.
Em Águas Lindas, distante cerca de 50km de Brasília, o pai de Santo André Vicente de Souza, 81 anos, registrou um boletim de ocorrência na noite de sexta-feira (18/6) após o terreiro dirigido por ele ser alvo de buscas duas vezes em uma semana, segundo ele, de forma abusiva e violenta. "Deixa a gente emocionado. Eles bateram no meu caseiro. Eu disse para eles: quem responde aqui sou eu!”
Pai André garante que as imagens de símbolos religiosos divulgadas pela polícia como se fossem da casa de Lázaro, são, na verdade, do terreiro comandado por ele. “Eles já chegaram com agressão e palavras. Eu disse ‘eu já tenho idade para ser avô de vocês’. E eles gritando ‘cala a boca’, dizendo que ‘vai apanhar’ e que quem ‘fala demais..’
A Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO), não se manifestou sobre a ação dos agentes
Fonte:https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2021/06/4932387-em-buscas-por-lazaro-policiais-invadem-terreiros-entre-aguas-lindas-e-cocalzinho.html?fbclid=IwAR1qIqe10E4SRYhl4uqMsSWDzwBXgO4Buw8U1-iA-GNZauDDKswjDZRFE6E