Diversos pontos de Maceió ficaram alagados com as fortes chuvas que caem na capital alagoana desde a noite desta segunda-feira (14). Logo cedo os motoristas enfrentaram alguns transtorno no deslocamento no trânsito, principalmente em vias que ficaram tomadas pela água.
Somente o bairro da Chã da Jaqueira foram registrados dois pontos de deslizamento de barreira, que acabou atingindo três residências. Em uma das ocorrências, uma criança de 10 meses desapareceu no barro que caiu da encosta.
Ainda na Chã da Jaqueira, um parte da encosta que fica às margens do acesso da comunidade também deslizou e provocou uma interdição parcial da via. No bairro de Fernão Velho, os moradores fizeram o registro das ruas alagadas e muito lixo boiando no local.
No bairro do Farol, a Rua Miguel Palmeira e na Avenida Fernandes Lima, em frente ao Cepa também ficaram com pontos de alagamentos. Outras ruas na parte baixa, como a Pedro Américo, nas imediações da Santa Casa também teve registro dos motoristas.
Os motoristas enfrentaram congestionamento com o deslocamento devido as chuvas e ao acúmulo de água nas ruas. O mercado da produção ficou alagado novamente e feirantes fizeram um vídeo para mostrar a situação.
Previsão de chuvas durante o dia
As chuvas com intensidade moderada devem continuar durante todo o dia nesta terça-feira (15). De acordo com o aviso meteorológico emitido pela Sala de Alerta da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), as chuvas podem provocar acumulados significativos de água.
De acordo com o documento da Semarh, as condições atmosféricas sobre o leste do Nordeste do Brasil estão favoráveis à ocorrência de chuvas com intensidade moderada e algumas pancadas intensas.
Nestas condições, há risco moderado de movimentação de massa em áreas de encosta e pequenos alagamentos, mas não há alteração no estado operacional do órgão, que permanece em observação.
A Defesa Civil orienta que, caso os moradores identifiquem alguma situação de risco nos locais onde moram, acionem o órgão através do telefone 199, para realização de uma vistoria. O atendimento é 24 horas. E destaca que, em casos de emergência, busquem abrigos seguros, como casas de parentes.