A proposta de criação do Fundo Estadual de Políticas para Promoção da Igualdade Racial nasceu de uma conversa substantiva entre a coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas ,e a equipe do George Santoro, secretário de Estado da Fazenda.
Era os idos de 2015.
Em 2016,o projeto foi apresentado, em Audiência Pública “Eku abo – Tempos de Áfricas – sobre lutas, ativismo e resiliência do povo preto”, ocorrida no plenário da Casa Tavares Bastos, em Maceió,.
E agora, em 2021, 6 anos, depois de atravessar um longo caminho institucional a proposta da criação do Fundo Estadual da Igualdade Racial volta, positivamente, à cena, após o diálogo robusto com o senador da República , Renan Calheiros com essa ativista, ocorrido na segunda-feira, 07 de junho.
O senador se comprometeu a apoiar, politicamente, para que a proposta do Fundo deixe de ser algo retórico.
E unindo a palavra à ação, durante a conversa nossa, ligou para os principais interlocutores do projeto, George Santoro, secretário da Fazenda, Fábio Farias do Gabinete Civil, e principalmente para o governador, Renan Filho.
O governador esclareceu que está ultimando as apreciações institucionais para dar encaminhamentos ao processo do Fundo, que tem como proposta subsidiar uma série de ações intersetoriais contra o racismo, dar sustentabilidade às políticas de igualdade racial, no estado-território ícone das lutas libertárias.
Obrigada, pela assertividade nesse debate urgente, senador.
A vida deve ser feita de encontros, empatia e proximidades.
Que ecoem os tambores!
Atotô