O SINTEAL é o Sindicato dos Trabalhador@s em Educação de Alagoas, e, é o sindicato que faz bem um ano, vem desfiando um discurso cru e bem realista contra a atitude do governo do estado de Alagoas, em autorizar um absurdado desconto de 14% nos salários de aposentad@s.
Durante um ano, 365 dias muit@s e tant@s aposentad@s se viraram nos 30 , para driblar o buraco no orçamento e houve de falas, com um tom de exaustiva resignação:
“Depois de tanto tempo trabalhando e mantendo uma certa independência, agora, tenho que pedir dinheiro emprestado ao meu marido para pagar o plano de saúde. Para mim isso é vexatório, afirmou uma aposentada.
Outra dizia que jogava o par ou ímpar para ver se comprava a comida do mês ,( é o salário dela o principal suporte da família) , ou os remédios diários.
Tem sido tempos anêmicos, insossos, constrangedores. Só sabe quem vive a experiência, contudo, depois de uma reunião do SINTEAL com Renan Filho, agora no mês de maio, ficou acordado que a partir de junho, o desconto não será mais aplicado.
Ufa!
E vale registrar os apartes, na tribuna da ALE, da deputada estadual Jó Pereira, que sempre discordou do fato e não se fez indiferençada.
Segundo fontes o estado tinha déficit financeiro, portanto precisou tomar atitudes drásticas como essa, “para não virar um Rio de Janeiro”- diziam.
E, agora que Alagoas está bem fiscalmente. e até pode se dar ao luxo ( em final de gestão) de criar mais um novo órgão na grade institucional, pode, muito bem, estabelecer uma estratégia de folhas suplementares para devolução do que nos foi tirado, né, não?
É legal. É justo.
Com a palavra o governo do estado.