O nome dela é Izabela Olimpio, pra muitos é Iza, para mim é Bela.
Neta da Dona Maria do Carmo de quem traz a herança da espiritualidade.
Bela é uma preta belíssima, dançarina primorosa, capoeirista arretada e cabelereira, com toques especialíssimos de delicadeza.
Conheci-a, ainda adolescente entre 15/16 anos, quando participava de nossas ações ativistas, na época do Núcleo Temático Identidade Negra na Escola, da Secretaria de Estado da Educação.
O tempo passou, Bela cresceu, se fez mulher, a mãe babona da Isis, parceira/companheira do Carlos , e são afro-empresários no comando do Studio Afro Zunduri
Faz tempo que eu queria voltar a fazer tranças nagô e entrelace, mas, carregava comigo o trauma da dor das experiências anteriores (e a dor dura dias, e para dormir então é um sacrifício), e falei isso tudinho pra Bela, como justificativa da resistência.
Com perspicácia a moça me convenceu a ir ao Studio Afro Zunduri.
Fui!
E (Eureka!) durante três horas, enquanto Bela cerzia caminhos de Áfricas, em minha cabeça, mastigamos uma conversa recheada de lembranças, temperada com a música que enchia o ambiente, e não houve dor, nem incômodos, e eu fiquei tipo Uau!
A moça é uma artista que conjuga a simplicidade pessoal, com histórias-saudosas da vó Maria do Carmo, que foi muito aperreada pelo racismo.
-Se naquela época eu tivesse a consciência que tenho hoje poderia ter ajeitado minha vó-diz.
Tenho muito orgulho pelo crescimento consciente da Bela e a delicadeza em lidar com gente e seus cabelos permeados de histórias, e agora, então, virei fã incondicional, porque essa menina , com mãos de fada, me fez esquecer a lembrança da dor ( mulheres pretas sabem bem o que é isso), na hora de trançar o cabelo e do entrelace.
O Studio Afro Zunduri é um lugarzinho bem simples , cheio de aconchego e de bonitezas pretas.. E fica na R. Gen. Hermes , no centro de Maceió, 605, pertinho da Farmácia do Trabalhador, na Cambona.
Eu só acho que você precisa conhecer Studio Afro Zunduri , chegando lá procura a Bela, ou caso queira, a Iza.
Vai lá.
Quer o instagram?
Toma: @studio.afrozunduri
Obrigada, Bela!