O concurso público para a Polícia Militar de Alagoas, cujo edital deve ser divulgado ainda nesta segunda-feira (17), terá mil vagas para soldado combatente e 60 para oficiais. O anúncio da publicação do edital e a confirmação do número de vagas foram feitos pelo governador Renan Filho, durante a solenidade de conclusão do curso de Formação de Praças de 811 soldados, pela manhã.
“Ainda no dia de hoje, vamos publicar o edital para o novo concurso público da PM, dando seguimento a esse que é o maior ciclo de renovação da Polícia Militar, justamente num momento em que Alagoas se afirma como o Estado que mais reduz violência no país”, declarou Renan Filho, conforme divulgado pela sua assessoria de Comunicação.
O governador participou da solenidade ao lado do secretário de Estado da Segurança Pública, Alfredo Gaspar; e do comandante-geral da PM, Wellington Bittencourt.
Os 811 formados nesta segunda foram divididos em duas turmas, uma com 296 remanescentes do concurso de 2006; e a outra com 515 do certame realizado em 2018.
“A gente só faz concurso para chamar os candidatos. No passado, faziam concurso para fazer política, para gerar uma expectativa; a gente, não! Uma parte desses soldados é de uma turma remanescente de 2006 que, lá atrás, o Estado concursou e não chamou; eles ingressaram na Justiça, ganharam a causa e nós estamos formando agora”, comentou Renan Filho.
Ainda conforme divulgado pela assessoria do governo, os 811 novos soldados vão dobrar o efetivo policial em 28 municípios alagoanos que possuem Centros Integrados de Segurança Pública (CISPs), passando de 12 para 24 policiais.
*Com informações da Agência Alagoas