Depois da polêmica gerada pela proposta, de autoria do vereador Leonardo Dias, para concessão de Título de Cidadão Honorário de Maceió a Jair Bolsonaro, agora é o deputado estadual Cabo Bebeto que propõe que o presidente da República receba o título de Cidadão Honorário de Alagoas. 

O Projeto de Lei, que deve reacender a discussão, foi protocolado nesta terça-feira (11), na Assembleia Legislativa, dois dias antes da visita de Bolsonaro a Alagoas, marcada para esta quinta-feira.

Na justificativa do PL, Cabo Bebeto afirma que o estado de Alagoas tem sido bastante lembrado pelo presidente, “apesar das públicas divergências políticas entre o Estado e a União”.

O deputado cita ainda que, somente no período da pandemia, Alagoas recebeu do governo federal 327 respiradores, quase R$ 700 milhões, até abril deste ano, somente para ações de enfrentamento a pandemia, além da suspensão dos pagamentos da dívida pública com a União, representando R$ 18,5 bilhões em investimentos no estado na luta contra a Covid-19. 

Ele elencou também diversos investimentos em infraestrutura realizados pelo governo federal, a exemplo do viaduto da PRF, em Maceió.

Na Câmara

A proposta do vereador Leonardo Dias para que o presidente receba o Título de Cidadão Honorário de Maceió, gerou grande discussão entre os próprios vereadores e repercussão nas redes sociais. O projeto chegou a ser pautado no final de abril, na Câmara Municipal de Maceió, mas foi retirado da ordem do dia para votação.