Com as atenções voltadas para a criação da CPI que irá investigar ações e omissões da gestão Jair Bolsonaro na pandemia e a aplicação de verbas federais repassadas aos estados - mais o julgamento no STF que anulou as condenações do ex-presidente Lula, passou dasapercebido o impressionante resultado da pesquisa PoderData/Band divulgado na noite desta quarta-feira (14).
3.500 pessoas foram ouvidas entre 12 e 14 de abril. A margem de erro é de 1,8%. Lula tem 18% de vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições de 2022, 52% a 34%. Na pesquisa feita no mês passado a diferença era de apenas 5 pontos percentuais.
Ao que parece, neste momento, a situação de bolsonaro é bastante preocupante. Além de perder para Lula, ele perde para Luciano Huck e para Ciro Gomes em um segundo turno e vence João Doria e Sergio Moro dentro da margem de erro:
Bolsonaro 34% x 52% Lula; Bolsonaro 35% x 48% Huck; Bolsonaro 38% x 48% Ciro Gomes; Bolsonaro 38% x 37% João Doria; Bolsonaro 38% x 37% Sergio Moro.
No primeiro turno o ex-presidente e o atual disputam pau a a pau a liderança, com o primeiro vencendo por 34% a 31%. Os demais candidatos, que aparecem competitivos no segundo turno, comem poeira com índices de intençoes de votos de um dígito.
E no quesito rejeição Lula tem a menor, 41%. Bolsonaro fica com 50%. O ex-juix e ex-ministro Sergio Moro lidera com 60%.
Para concluir, cinco detalhes:
1 - A diferença de Lula para Jair Bolsonaro é bem semelhante aos números divulgados antes de ser preso em 2018;
2 - Essa pesquisa é a primeira a revelar derrota de Bolsonaro para canddiatos tidos como de centro ou de centro-direita;
3 - Lula tem maior vantagem entre mulheres, 61%; jovens, 60%; no Nordeste e entre a população sem renda;
4 - Jair Bolsonaro vence entre quem ganha mais de 10 salários mínimos, 61%; e homens, 47%, especialmente na região Sul.
5 - Esses números devem assustar alguns políticos alagoanos que já foram lulistas, agora são bolsonaristas e vão disputar cargos em 2022.
Leia aqui a pesquisa.