Ao mudar para uma residência que nunca teve energia elétrica, é necessário que o morador solicite o serviço de ligação nova junto à Equatorial Alagoas. Assim, a distribuidora divulgou nesta segunda-feira (6) informações para orientar o usuário como requerer o serviço. Como também quais os procedimentos técnicos e de segurança exigidos para que a ligação seja atendida com êxito.

Devido a pandemia, a Equatorial orienta que o cliente faça a solicitação do serviço de forma remota, sem precisar de deslocamento, através do site da Equatorial (https://al.equatorialenergia.com.br//) pelo computador ou celular. Para clientes residenciais e atendidos em baixa tensão, ao acessar o portal, basta ir até a área de serviços e clicar em “Solicitar ligação nova”. Antes de abrir o seu chamado, é fundamental que o futuro cliente informe por meio do simulador de cargas, todos os aparelhos que vai possuir na unidade. Em seguida, é só preencher as demais etapas, que são orientadas de maneira simples e rápida. 

Já os clientes cuja a soma da potência de todos os equipamentos instalados for maior que 75 kW, normalmente pontos comerciais, indústrias, hotéis e pousadas deverão solicitar a Ligação de Grande Cliente, por meio do e-mail grandesclientes.alagoas@equatorialenergia.com.br. Além do modo presencial nas agências de atendimento ao cliente localizadas na capital e no interior do estado.

Foto: Assessoria

Instalação do serviço

Para que o serviço possa ser realizado, o primeiro passo é a construção e instalação correta do padrão de entrada, local onde ficará instalado o medidor de energia, na parte externa do imóvel, voltado para a via pública. A Equatorial orienta que a instalação seja feita por um profissional capacitado e autorizado para o serviço, que domine o assunto e siga todas as instruções disponíveis no site da Equatorial. Também é importante indicar se a ligação da unidade consumidora será monofásica ou trifásica, para que seja definido o tipo de padrão a ser instalado.    

Para evitar possíveis problemas na execução do serviço de ligação nova, a Equatorial ressalta que o imóvel deve estar devidamente identificado com a numeração.  Além disso, o acesso ao local do medidor tem que estar livre, ou seja, sem obstáculos, como portões fechados, entulhos, veículos ou muros. Se morar em condomínio ou prédio é fundamental que a portaria esteja avisada que a equipe irá realizar a ligação.

Poderá solicitar a ligação, pessoas com idade acima de 18 anos, que não possuam dívida junto à Distribuidora em seu CPF e não pode existir outro cadastro de medidor para o mesmo imóvel.

Documentação necessária

Pessoa física:

- Documento com foto e CPF do solicitante.

- Número do Cartão Social (NIS/BPC/RANI), se houver.

- Foto do padrão de entrada instalado.

Representante pessoa física:

- Documento com foto e CPF do solicitante.

- Documento com foto e CPF do representante.

- Número do Cartão Social (NIS/BPC/RANI), se houver.

- Documento de vínculo do titular com o imóvel.

- Foto do padrão de energia instalado.

- Procuração.

Pessoa jurídica:

- Contrato ou estatuto social.

- Cartão CNPJ.

- Foto do padrão de energia instalado.

- Documento com foto e CPF do sócio solicitante.

Representante de pessoa jurídica:

- Documento com foto e CPF do sócio solicitante.

- Documento de vínculo do titular com o imóvel.

- Documento com foto e CPF do representante.

- Procuração (caso o representante não seja administrador da pessoa jurídica no contrato social).

A Equatorial destaca ainda, a importância da apresentação do documento de vínculo do solicitante com o imóvel para evitar problemas futuros, caso haja a necessidade de fazer uma transferência de titularidade.  

Em caso de reprovação do serviço

Caso a solicitação tenha sido reprovada pela equipe da distribuidora após visita ao local, é deixada uma notificação de comparecimento com a justificativa da não execução do serviço. É importante que o solicitante verifique atentamente a causa que impediu o atendimento e, após solucionar a questão, deverá entrar em contato novamente com a Equatorial para renovar a solicitação. Desta forma, uma equipe irá retornar ao imóvel para finalizar o serviço. 

*com Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Alagoas